Partilhar

Como escolher o nome do meu bebê

Como escolher o nome do meu bebê

Na hora de dar nome ao bebê, se o casal não tiver que seguir as tradições familiares, pode ser difícil e virar uma luta entre os dois. Isto pode ser o mais fácil que tenha que fazer em nove meses ou o mais difícil. Como tomar uma das decisões mais importantes para a vida deste pequeno/a? Em alguns casos, pode ser um momento intimidante para os pais, mas com um pouco de ajuda e um pouco de paciência, pode ser uma experiência verdadeiramente gratificante. É por isso que neste artigo de umComo queremos oferecer a você alguns conselhos sobre como escolher o nome do meu bebê.

Também lhe pode interessar: Nomes para bebês diferentes e bonitos 2019
Passos a seguir:
1

A decisão de escolher o nome do bebê normalmente será uma tarefa compartilhada com o outro membro do casal. Consequentemente, deverá falar com ele ou ela para determinar se preferem algum nome familiar -caso exista alguma tradição por alguma das duas partes- ou se preferem um nome novo na família. Trata-se de uma escolha muito pessoal, mas não é apropriado que se deixem influenciar muito pelo que o resto da família diga, afinal de contas devem pensar no futuro filho de vocês.

Como escolher o nome do meu bebê - Passo 1
2

É importante lembrar que o nome escolhido acompanhará o seu filho ou filha a sua vida inteira, ou seja, não é recomendável escolher nomes que estejam na moda atualmente (porque as modas são passageiras) ou, pelo contrário, nomes que pareçam tirados de uma novela do século passado.

3

Pense ainda em quais serão os sobrenomes do bebê, para tentar que encaixem com o nome e não soe estranho; do mesmo modo, se os sobrenomes forem longos, pode ser melhor escolher um nome curto ou vice-versa. Para isso é apropriado escrever em um papel e ler alto várias vezes para ter certeza de que soa corretamente. Certifique-se também de que a combinação do nome completo não dá jogo para piadas, apelidos, rimas, etc. que no futuro possam ser incômodos e inclusive insultantes para a criança.

4

Caso não tenham preferências por nomes concretos, vocês sempre podem recorrer a livros de nomes de bebês para se inspirar e encontrar alguns que gostem. Assim, será uma boa técnica criar uma lista onde possam escrever as ideias que vão surgindo como possíveis nomes para o menino ou menina. Deverão ir comprovando os pontos que dissemos acima e descartando os que não forem apropriados.

5

Se tiver filhos mais velhos também poderá pedir a sua opinião sobre o nome de seu futuro irmãozinho/a. Esclareça antes que está pedindo ajuda para evitar que fique bravo/a se você não escolher o nome que sugeriu -principalmente se ainda for pequeno/a-, pois pode inventar nomes ou inclusive ter a certeza de que seu novo irmão deverá ter um nome de super-herói ou de um desenho animado.

6

Ainda que outros parentes e amigos/as também possam fazer suas sugestões, são os pais que devem tomar a decisão final sobre o nome do bebê que está a caminho. Por conseguinte, não deixe as pressões familiares e sociais escolherem por vocês; também não é recomendável anunciar o nome com muita antecedência, já que sempre existe a possibilidade de mudanças de última hora.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o nome do meu bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como escolher o nome do meu bebê

Como escolher o nome do meu bebê
1 de 7
Como escolher o nome do meu bebê

Voltar ao topo da página