Partilhar

Como escolher o curso certo

Como escolher o curso certo

Escolher um curso numa faculdade ou universidade é uma das decisões mais importantes na vida de um estudante. Determinar que curso é mais adequado é uma decisão dificil e pessoal, onde ninguém te pode ajudar a decidir. O que te podemos oferecer é um guia com uma serie de parametros para te ajudar a avaliar a e talvez facilite a tua decisão. Por isso em umComo.com.br preparamos este artigo sobre como escolher o curso universitário ideal. Pega num papel e lápis para ordenar as tuas ideias, assim será muito mais fácil.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Deve existir um equilíbrio entre o que gostas e o que sabes fazer. Podes ser muito bom em ciências por exemplo, mas se não gosta assim tanto de ciências, passares a tua vida na faculdade a estuda-las pode não ser um martírio. Embora normalmente, sejamos bons naquilo que gostamos, não te esqueças de ter este ponto em consideração como primeiro passo para a escolha de um curso.

2

Pensa na oferta para essa profissão. É necessário estudar algo que gostes e em que te vejas a trabalhar no futuro, mas se não podes trabalhar porque não tem saída... Então o melhor é procurares outra opção que também gostes. Pensa nessa hipótese com um hobbie ou no futuro quem sabe, talvez possas fazer esse curso.

3

Calcular o custo do curso e se é acessível para a tua família. Lembra-te que existem cursos que necessitam de muito material extra que é muito caro, normalmente costumam ser as ciências. Embora também costumem ser as mais bem pagas. Neste ponto também deves determinar se tens a possibilidade de estudar numa universidade pública ou numa privada.

4

Procura as notas de entrada de anos anteriores e calcula a tua média de candidatura. Se no nível em que estás agora não é suficiente, pensa que provavelmente não chegará. Procura alternativas ou pensa em estudar alguma coisa que no futuro te possa dar acesso a esse curso que gostas (tipo um grau superior na área que te interessa). O caminho é mais longo, mas levar-te-á ao objetivo que persegues.

5

Por último, nunca é demais pensares no salário que provavelmente terás. Embora nunca se saiba, porque nos cursos e formações também existem ciclos em que uns se destacam mais que outros. Como sempre dependerá da oferta e da procura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o curso certo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Podes estabelecer a ordem de preferencia que quiseres.
  • Num caderno podes ir anotando as tuas preferências, assim será muito mais visual e fácil.

Escrever comentário sobre Como escolher o curso certo

Como escolher o curso certo
Como escolher o curso certo

Voltar ao topo da página