Partilhar

Como escolher o berço do bebê

Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como escolher o berço do bebê
Imagem: moveissantoagostinho.pt

A chegada de um bebê é sempre um momento de grande felicidade, mas também de alguma ansiedade... preparar tudo para a sua chegada, escolher os melhores equipamentos e encontrar tudo o que o novo membro da família necessita nem sempre é tarefa fácil!

Uma das mais importantes coisas a tratar antes do nascimento do bebê é o berço, pois é o local onde ele passará mais tempo nos primeiros meses e que ficará a uso durante pelo menos 3 anos. Em umComo.com.br ajudamo-lo a saber como escolher o berço do bebê, para que faça uma boa compra!

Também lhe pode interessar: Como fazer o bebê dormir em seu berço

Tamanho do berço

O primeiro aspeto a ter em conta na escolha de um berço é o seu tamanho. As medidas mais comuns é o berço de 1.30 m de comprimento por 70 cm de largura.

No entanto, poderá optar por um berço mais pequeno ou por um feito à medida. Para considerar este aspeto, deverá ter em conta o tamanho do quarto onde irá ficar o berço.

Como escolher o berço do bebê - Tamanho do berço
Imagem: anahgapimenta.blogspot.pt

O colchão

Outro aspeto a ter em conta é o colchão. Este deverá ser firme e adequado para crianças pequenas, o ideal é um colchão de espuma com densidade 18.

O colchão deverá ficar bem justo no berço, pois se houver espaço entre este e as laterais, a criança poderá ficar entalada e sufocar.

Como escolher o berço do bebê - O colchão
Imagem: colchoesetravesseiros.com

As grades

As grades do berço deverão respeitar determinadas normas, tanto pela segurança do bebê como pela comodidade dos pais ao manusear.

Estas deverão ter de distância entre elas no mínimo 4.5 cm e no máximo 6.5 cm, para que a criança não prenda aqui nenhuma parte do seu corpo.

A distância entre o estrado e as grades também não deverá ultrapassar os 2.5 cm e a altura da grade, desde a parte superior até ao estrado, não deverá ser menor que 60 cm.

Outra questão é a grade lateral móvel, que tem um mecanismo que baixa para que seja mais fácil colocar e retirar o bebê do berço. Antes de comprar um berço experimente esta grade com uma mão apenas, para verificar se está funcional e se você se adapta a ela.

Você poderá também colocar umas proteções de tecido na parte interna da grade, para que o bebê, se encostar na grade, não se machuque. Estas não deverão ser demasiado grossas nem ter muitos detalhes como fios e bonecos salientes, para não correr o risco da criança sufocar.

Como escolher o berço do bebê - As grades
Imagem: mainhaholic.blogspot.com

Rodinhas

Alguns berços têm rodinhas, o que é bastante bom e funcional, pois facilita o transporte do berço do bebê. Mas tenha atenção às mesmas, pois estas deverão ter travas ou pelo menos duas serem fixas, para não correr o risco do berço se mover "sozinho".

Como escolher o berço do bebê - Rodinhas
Imagem: americanas.com.br

Detalhes

Há berços que são um verdadeiro sonho, cheios de detalhes e enfeites... o problema é que estes se podem tornar uma ameaça! Na hora de escolher o berço opte pelos mais simples, pois muitas vezes estes pormenores podem ser perigosos para o bebê!

Berços com detalhe de rede ou tela podem levar a criança a colocar um dedinho nos buracos e se machucar, por isso, se fizer mesmo questão de ter um berço destes, confirme se os buracos têm, no máximo, 7 mm de diâmetro!

Existem ainda berços que têm maçanetas, detalhes trabalhados, bonecos, etc... não se esqueça que tudo isso poderá ser uma eventual ameaça à segurança da criança!

Como escolher o berço do bebê - Detalhes
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Seja prática!

Há berços que incluem, no móvel, pequenos aparadores para as roupinhas e até mesmo fraldários. Seja prática, esta é uma ótima ideia e opção, pois você consegue rentabilizar o seu berço e ganhar mais espaço no quarto do bebê!

Alguns berços têm a particularidade de se desmontarem e transportarem facilmente. Se você vai sair muito de casa ou deixar seu bebê de quando em quando em casa de alguém esta é uma boa escolha, pois você evita comprar um segundo berço para estas situações.

Por fim, alguns berços dão para transformar em minicama. Isso é perfeito, pois é um investimento a longo prazo e você consegue rentabilizar esse móvel por muito mais tempo. Nos primeiros 2 a 3 anos de vida o bebê dorme no berço e, depois de mais crescido, você o transforma em minicama e evita gastar mais dinheiro.

Como escolher o berço do bebê - Seja prática!
Imagem: luzstore.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o berço do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como escolher o berço do bebê

2 comentários
iohana ferreira saraiva
como escolher um berço
Nzolele Orlando
Adorei ver isso e gostaria te ter uma dessa pra mim

Como escolher o berço do bebê
Imagem: moveissantoagostinho.pt
Imagem: anahgapimenta.blogspot.pt
Imagem: colchoesetravesseiros.com
Imagem: mainhaholic.blogspot.com
Imagem: americanas.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: luzstore.com.br
1 de 7
Como escolher o berço do bebê

Voltar ao topo da página