Como entrar na faculdade privada

Como entrar na faculdade privada
Imagem: forum.idividi.com.mk

Existem diferentes maneiras de ingressar no ensino superior quando a ideia é fazer o curso em uma universidade onde é preciso pagar pelos estudos. Para saber como entrar na faculdade privada, o umComo.com.br vai mostrar quais são as possibilidades.

Ingresso na faculdade privada

Hoje em dia, a forma mais comum de iniciar um curso superior é fazendo o vestibular da universidade onde se pretende estudar. O processo seletivo costuma acontecer no período de férias, entre o final e início do ano. No entanto, existem outras formas de entrar na faculdade privada. Entre elas, um jeito bastante utilizado pelos estudantes que saem do ensino médio é realizando o exame do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Essa prova permite a entrada em instituições privadas, além de públicas, e o melhor de tudo, com bolsas de estudos.

Para tanto, é preciso se inscrever de modo gratuito no ProUni - Programa Universidade para Todos. Nesse caso, os classificados recebem bolsas de estudos que podem ser de 50% ou 100% do valor das mensalidades. Hoje em dia, muitas universidades particulares no Brasil oferecem essa modalidade de ingresso. Mas é preciso estar atento às regras de cada instituição, sendo que elas variam e algumas exigem desempenho mínimo nas provas de redação e objetivas. Para outras, basta não ter zerado nenhuma nota. É importante ainda se ligar quanto aos prazos, pois para concorrer a uma bolsa é preciso ter realizado o Enem do ano anterior. Ao longo do ano existem dois períodos para fazer a inscrição.

Nesse programa são priorizados os estudantes de famílias que possuam renda familiar mensal bruta que não ultrapasse três salários mínimos. Com o ProUni também podem concorrer a uma vaga os professores da rede pública que desejam fazer licenciatura normal, superior ou curso de pedagogia, sendo que nesses casos não é necessário comprovação de renda.

Imagem: lounge.obviousmag.org

Entrar na faculdade privada pelo FIES

De acordo com a faculdade onde você quer estudar, é possível ainda usar as notas do Enem como complemento da nota do vestibular tradicional. No entanto, as regras e cálculos da pontuação variam de uma instituição para a outra, por isso, é preciso conhecer bem os critérios para ingressar na faculdade paga dessa maneira.

Essas informações costumam aparecer no edital do vestibular. Porém, para entrar na faculdade privada, assim como ocorre ao ingressar em uma instituição pública, o aluno deve ter idade mínima de 18 anos. Outro jeito de ingressar na faculdade privada é por meio do FIES – Financiamento estudantil a juros baixos. Nessa categoria o estudante pode pagar as suas mensalidades por meio de financiamento a juros baixos, sendo que para participar da seleção do FIES é obrigatório ter realizado o Enem. Além disso, o aluno deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e a redação não pode ter nota zero.

Para as pessoas que desejam voltar à universidade existe outra forma de entrar na faculdade privada. Quem já possui diploma universitário consegue iniciar um novo curso superior sem a necessidade de nenhum tipo de seleção. Para tanto, é preciso que o curso conte com vagas remanescentes.

Dica: Acesse também esse artigo se está perguntado "qual faculdade devo fazer?"

Imagem: facem.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar na faculdade privada, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.