Como entrar em uma faculdade federal

Como entrar em uma faculdade federal

Ingressar em um curso do ensino superior é cada vez mais necessário para a carreira profissional de sucesso. Mas, ao mesmo tempo, o aumento do número de graduados aumenta significativamente a cada ano. Nesse cenário, como obter um diferencial acadêmico? Como escolher uma faculdade?

Para obter a resposta para essas questões é preciso levar em conta que o prestígio da instituição educacional no âmbito acadêmico e em face do mercado de trabalho é um grande diferencial. Logo, as universidades federais do Brasil despontam como referência de tradição e qualidade no ensino acadêmico. Confira a seguir os caminhos e requisitos para entrar em uma faculdade federal.

ENEM

A utilização do ENEM pelas faculdades, incluindo as federais, tem elevado o Exame Nacional do Ensino Médio ao status de porta de entrada para as universidades. Em muitos casos o ENEM é utilizado como etapa única e obrigatória do processo seletivo para universidades públicas federais, garantindo o acesso às bolsas de estudo. Através dos programas federais voltados ao ensino superior, tais como ProUni (faculdades privadas) e SISU (faculdades públicas) houve maior democratização no acesso da população às universidades.

Imagem: casadehistoria.com.br

SISU – Sistema de Seleção Unificada

Com vistas a disseminação do acesso à tão sonhada graduação universitária, e atendendo a demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais qualificados, o MEC criou o SISU – um sistema informatizado que disponibiliza aos candidatos que tenham participado do ENEM, vagas das instituições federais de ensino superior.

Imagem: ocatalano.com.br

Vestibular Tradicional

Em paralelo com os programas do Governo Federal, grande parte das universidades federais mantém seus vestibulares tradicionais. Nesse processo seletivo, é realizada uma prova de conhecimentos, elaborada pela universidade ou por entidade por esta designada. De acordo com o desempenho e classificação dos candidatos, as vagas disponíveis serão preenchidas. Havendo vagas remanescentes, a universidade poderá convocar os candidatos por meio de uma lista de espera, ou ainda realizar novo processo seletivo.

Vestibular Misto

Na seletiva mista os candidatos podem somar seus resultados no ENEM ao desempenho no vestibular próprio da instituição, integralizando uma nota total para classificação. De acordo com as regras de cada universidade, a nota obtida no ENEM poderá ter pesos diferentes no vestibular misto.

Dica: Confira também esse artigo para responder à pergunta "Qual faculdade devo fazer?"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar em uma faculdade federal, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Verifique quais universidades utilizam o ENEM como etapa única.
  • Fique atento aos cursos que poderão ser acessados por cada modalidade de vestibular.
  • Preste atenção aos documentos exigidos pelas instituições e programas.