Ajudar um filho a aprender

Como ensinar valores a uma criança

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 agosto 2017
Como ensinar valores a uma criança
Imagem: mikinder.blogspot.com

Às vezes, no decorrer da vida, os pais esquecem-se da importância de educar as crianças em relação a valores. A educação delas é imprescindível para que no futuro possam conviver de uma forma mais adequada em sociedade, valorizando as condutas, os comportamentos, fazer o bem ao próximo e ser uma boa pessoa. Deste modo, elas se sentirão bem no ambiente e no meio no qual se encontrem. Por isso em umComo.com.br aconselhamos você sobre como ensinar valores a uma criança.

Índice

  1. Transmitir os valores
  2. Como fazer isso?
  3. Quais são os valores importantes?
  4. Lembre

Transmitir os valores

A melhor maneira de transmitir os valores às crianças é mediante condutas e atitudes; neste sentido, estas têm que estar em concordância com aquilo que consideramos correto. Uma criança não é boa nem má quando vem ao mundo; assim, poderá aprender sobre o que é certo ou errado segundo sua personalidade e através dos valores que lhe são transmitidos por seus pais e pelas pessoas ao seu redor. Deste modo se modelará seu mundo, no qual viverá e atuará conforme os seus valores.

Além disso, para poder transmitir valores, primeiro você deve saber quais coincidem com sua forma de pensar/educar e quais são os adequados para poder conviver em harmonia em sociedade.

Como fazer isso?

Sendo um exemplo, já que as crianças aprendem das pessoas que têm como referência. A forma com que seus pais têm de se relacionar, compartilhar, de cooperar, ajudar o próximo, compreender, pedir as coisas, defender, tolerar, aceitar, etc. Isto tudo ensinará a criança, diariamente, sobre os valores adequados e ao mesmo tempo lhe ajudará em sua identificação.

Imagine que não tem paciência com o seu filho e que perde o controle gritando com ele. O que acha que ele estará aprendendo nesse mesmo instante? Se você é pai/mãe, tem uma grande responsabilidade de transmitir os valores a ele. Comece por aniquilar esses 10 pequenos atos ade corrupção no dia a dia!

Quais são os valores importantes?

Saber escolher adequadamente os valores que se devem transmitir às crianças é um critério próprio, mas ao mesmo tempo, para poder conviver em uma sociedade tolerante e unida existem alguns que são imprescindíveis. Vejamos alguns exemplos: solidariedade, amabilidade, respeito à diversidade, obediência mas com critério próprio, amor e respeito à natureza, amizade, tolerância, bondade, perseverança, honestidade, generosidade, respeito pelo bem alheio e comum, compartilhar, confiança, gratidão, coerência, colaboração, cooperação, etc. Provavelmente você deve estar pensando também em outros exemplos.

Lembre

É muito importante que você lembre que valores como a amizade, a tolerância, a solidariedade, a paciência, o respeito e a colaboração são imprescindíveis para que uma criança possa se socializar adequadamente com outros e conseguir um bom desenvolvimento social.

Ao mesmo tempo que lhe ensinará valores, também lhe estará ensinando limites e portanto poderá viver de forma saudável em qualquer meio no qual se encontre. Por exemplo transmitir que, respeitando os demais, será respeitado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar valores a uma criança, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mikinder.blogspot.com
Como ensinar valores a uma criança