Partilhar

Como ensinar uma criança do ensino preescolar em casa

Ensinar uma criança em idade preescolar em casa pode ser feito com atividades simples. Não tem que dedicar muito tempo ao ensino curricular, já que as crianças desta idade têm tendência a terem pouca capacidade de atenção e aprendem mais através do jogo e das atividades práticas. Planeie passar algum tempo, todos os dias, com aprendizagem e atividade física, bem como com algumas atividades de música ou arte. O mais importante é limitar o tempo em frente à televisão e ao computador.

Também lhe pode interessar: Como ensinar uma criança a ter paciência
Passos a seguir:
1

Leia ao seu filho todos os dias. Exponha-os várias vezes aos livros, pois isto ajuda-o a memorizar as histórias e, pouco a pouco, faz com que progrida no reconhecimento de palavras e, consequentemente à leitura. Escolha livros muito simples utilizando a repetição de palavras curtas que se possam aprender a ler rapidamente. De vez em quando, leia livros maiores e menos fáceis para que ele possa aprender a concentrar-se em histórias mais compridas.

2

Escolha uma letra do alfabeto em que ele se possa centrar todos os dias e faça com que o seu filho comece a praticar a escrita da mesma. Selecione os alimentos, livros e atividades que começam por essa letra, para que o seu filho veja e oiça o som durante todo o dia. Veja ou pense quantas coisas pode encontrar que começam com essa letra.

3

Escolha um número em cada dia, para que o seu filho aprenda. Comece por contar até esse número e escreva-o, bem como a palavra correspondente. Escolha esse número de flocos de cereais para comer, proponha que ele corra à volta do pátio essa quantidade de vezes ou recolha esse número de folhas ou flores quando forem dar um passeio.

4

Incorpore estes ensinamento nas suas atividades diárias normais. Ensine ao seu filho as cores quando for altura de lavar a roupa, as matemáticas (de medidas) quando estiver a cozinhas, o dinheiro e a nutrição, quando forem comprar alimentos. Deve envolvê-lo nas suas atividades, pois os meninos dos infantários também gostam de se envolverem nas atividades dos "grandes", como por exemplo ir às compras ou cozinhar.

5

Faça perguntas. Quando estiver a dar um passeio com o seu filho, pergunte-lhe o que pensa acerca dos animais que veem, onde podem eles viver e o que comem. Faça perguntas sobre o clima e as estações do ano e o que deve utilizar em diferentes momentos do ano. Fale das férias de cada temporada, para que aprenda o que pode esperar nas diferentes épocas do ano.

6

Dê lições práticas ao seu filho. Experimente com cubos de gelo num copo e explique-lhe a fusão em diferentes temperaturas. Deixe-o aprender as cores misturando tintas por ele mesmo, para que veja a quantidade de cores que é possível criar. Misture um pouco de vinagre com corante de alimentos e faça com que ele misture com azeite num recipiente de cor branca ou clara. Faça perguntas sobre os resultados que acha que serão obtidos. Em seguida, faça a experiência e explique-lhe os resultados que realmente apareceram: o processo de experimentação científica.

7

Descubra vários projetos de arte, como as páginas que podem ser coloridas ou materiais de trabalhos manuais, para que o seu filho faça criações. Fale sobre as cores, formas e linhas. Ofereça-lhe vários materiais, incluindo papel de construção, tinta de dedos, aguarelas e argila. Assinale a arte onde quer que vá. A umComo oferece-lhe vários artigos sobre trabalho manuais para crianças.

8

Incorpore a música no seu dia sempre que seja possível, inclusivamente nas outras atividades. Reproduza um CD tantas vezes quanto possível e cante e dance as canções que estão a ouvir. Escolha vários tipos de música e pergunte ao seu filho como ele se sente. Tenha instrumentos para crianças, como por exemplo tambores, xilofones, teclados, campainhas ou gravadores, para que possa brincar com eles quando quiser.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança do ensino preescolar em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar uma criança do ensino preescolar em casa

Voltar ao topo da página