Partilhar

Como ensinar uma criança a ter paciência

A paciência é uma qualidade que as crianças não costumam dominar muito bem. O normal nelas é pedir algo e esperar recebê-lo "aqui e agora". No entanto, é muito importante educar as crianças com o valor da paciência para integrá-lo em seu dia a dia o quanto antes, pois na idade adulta esta é uma qualidade necessária para enfrentar a vida. O mais simples é introduzir a paciência através de brincadeiras e exemplos. Em umComo damos a você algumas dicas muito simples e úteis para ensinar uma criança a ter paciência.

Também lhe pode interessar: Como ensinar valores a uma criança
Passos a seguir:
1

Você pode ensinar uma criança a ter paciência dando o exemplo. Imagine que está na fila do supermercado e tem muita gente, você poderia adotar a atitude de queixa, de negatividade, de estar com pressa e de nervosismo. Ou por outro lado, pode adotar outra atitude bem mais construtiva: ser positivo, dizer à criança que em pouco tempo chegará a vez de vocês e poderão ir juntos ao parque ou realizar uma atividade que o pequeno goste.

2

Também podemos ensinar a criança a ter paciência através do jogo: pode ensiná-lo a esperar sua vez. Imagine um jogo onde cada parte intervém por ordem e é preciso esperar a vez de cada um. Se o seu filho estiver se divertindo, entenderá mais facilmente que tem que esperar sua vez para voltar a jogar com seus papais e continuar se divertindo.

3

Se forem viajar de avião, o normal é que tenham longas esperas no aeroporto ou no próprio avião. Nestes casos, para ensinar uma criança a ser mais paciente pode levar jogos que a entretenham e divirtam para que a espera seja mais breve e, principalmente, para que veja que as esperas não têm que ser entediantes, elas também podem ser divertidas.

4

Uma forma muito didática de ensinar uma criança a ter paciência é através dos contos. Você pode dedicar alguns minutos do dia a contar um conto onde as personagens que são pacientes conseguem coisas boas, para que entenda que as pessoas com esta qualidade têm a sua recompensa e que vale a pena ser paciente.

5

A causa e a consequência costumam ser muito eficiente entre os pequenos. Isto significa que quando a criança ficar nervosa porque está reclamando ao papai ou à mamãe e este/a não atende seu chamado porque nesse momento não pode ou porque está fazendo outra tarefa mais importante, o papai ou a mamãe devem explicar que é preciso ter paciência, que em alguns minutos estarão com ele. Depois desse tempo, o pai ou a mãe podem dar uma recompensa à criança se ela cumpriu com o objetivo de esperar contente, assim entenderá que ter paciência também tem sua recompensa.

6

Outra das formas mais educativas de ensinar as crianças a ter paciência é através de rotinas. Normalmente é algo mais eficiente entre as crianças mais pequenas, mas quando em uma casa são estabelecidas rotinas, as crianças têm menos tendência a serem impacientes, sabendo que depois de brincar com seus papais, vem o banho que costuma durar alguns minutos e que depois do banho, vem o jantar e a mamadeira. Se educarmos a criança com uma rotina bem implementada conseguiremos que ela seja mais paciente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança a ter paciência, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar uma criança a ter paciência

1 comentário
GISLEINE
MEU NOME É GISLEINE TENHO UMA FILHA SUPER AGITADA, MAS ESTA EM CONSTRUÇÃO DA FALA TEM 5 ANINHOS, FAÇO ACOMPANHAMENTO COM ELA COM A TEO, FONO E COM PSICÓLOGA, NÃO TEM PACIÊNCIA QUANDO ESTA PASSANDO UM FILME QUER FALAR,, EX : QUEM É MÃE DA QUELA MENINA, TEM IRMÃO, CADE O PAI,,, É ASSIM NÃO PARA DE PERGUNTAR QUER SABER TUDO... OUTRA TAMBÉM, É BEM COMPLICADO PRA OBEDECER NAS ORDENS DE ARRUMAR OS BRINQUEDOS É PRESCIZO CHAMAR MAIS DE TRÊS E CINCO VEZES... SOBE EM TUDO, CHAMO MUITA ATENÇÃO, MAS NÃO SEI O QUE FAÇO..

Voltar ao topo da página