Partilhar

Como ensinar uma criança a ser organizada em casa

Existem certas qualidades e atitudes que ajudarão nossos filhos a se formarem melhor como pessoas. Entre estas qualidades poderíamos destacar a organização; acontece que a ordem fará com que nossos pequenos possam se enfrentar melhor ao mundo dos adultos, pois como todos sabemos, uma vida organizada facilita muito as coisas. Para poder incutir o valor da organização na criança, a forma mais fácil é fazer com que seja organizado com seus próprios objetos. Por conseguinte, se quisermos ser bem-sucedidos neste ensinamento, talvez sejam úteis alguns truques para saber como ensinar uma criança a ser organizada em casa.

Passos a seguir:
1

A ordem e a disciplina andam de mãos dadas; por este motivo, é uma boa ideia estabelecer horários para as refeições, a higiene, a brincadeira e o sono. Tudo isto é importante, e uma vez que nossos filhos talvez sejam muito pequenos para estabelecer a prioridade necessária entre uns e outros, é interessante definir um horário organizado para que eles pouco a pouco o interiorizem. Evidentemente haverá algum dia em que este horário não seja cumprido. Não há problema, podemos ser flexíveis desde que não alteremos drasticamente o mesmo.

2

Antes de mais nada, devemos deixar que nossos filhos nos ensinem sua forma de fazer as coisas. Nós damos as ferramentas para que eles recolham seus brinquedos, escovem os dentes ou se vistam. No entanto, são eles que precisão aprender a ser organizados no lar. Não é bom ficar corrigindo constantemente a criança. Talvez a intenção seja mais importante, ainda que depois nós tenhamos que dar o "toque final".

3

Para que uma criança seja organizada no lar, deve ter acesso às coisas que deve arrumar. Por este motivo, é essencial que seu espaço esteja organizado de tal forma que tudo fique ao seu alcance. Devemos colocar tudo em uma altura considerável em relação aos nossos pequenos, sejam estantes, cômodas ou cabides. Deste modo, ainda que em um princípio devamos supervisionar suas tarefas de organização, pouco a pouco eles poderão fazê-las sozinhos.

4

Se quisermos que nossos filhos sejam organizados no lar, devemos envolvê-los nas tarefas domésticas. Não valem desculpas como "eu faço mais rápido" ou "desarruma mais do que arruma". É importantíssimo que a criança se sinta vinculada nestas tarefas, pois assim adquirirá a responsabilidade de fazê-las. Claro que não podemos esperar que passem o aspirador de primeira, mas podemos fazer com que façam tarefas fáceis como levantar a mesa, escovar os dentes, dobrar sua própria roupa ou fazer a cama.

5

Por último, dar o exemplo. De nada serve que nossos filhos sejam organizados se nós formos desastrosos. Assim, se organizamos seus brinquedos, tentemos que não estejam amontoados. Devemos fazer dessa ordem algo lógico, que em um mesmo espaço sejam guardados os livros, em outro os jogos de mesa e em outro os bichos de pelúcia. Esta ordem lógica será interiorizada melhor por nossos filhos e teremos crianças mais organizadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança a ser organizada em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar uma criança a ser organizada em casa

Voltar ao topo da página