Como ensinar uma criança a escrever seu nome

Como ensinar uma criança a escrever seu nome
Imagem: conmishijos.com

As crianças aprendem na base da repetição e de imitar os adultos. Se eles vêm você escrever, o mais provável é que no dia que menos espera eles peçam para você ensinar. Devem começar por tarefas pequenas como escrever seu nome. Este é o primeiro passo para a alfabetização do menor. Em umComo.com.br ensinamos você como ensinar uma criança a escrever seu nome para que seja uma boa experiência para ambos.

Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, escolha um lugar de trabalho onde não existam distrações para o pequeno. Deve ser uma quarto bem iluminado que tenha uma mesa ampla e duas cadeiras cômodas. O mais provável é que passem algum tempo sentados até que a criança aprenda a escrever bem seu nome.

2

Compre um caderno com linhas. Nele você colocará os exemplos para a criança e ela praticará até conseguir escrever direito seu nome.

Imagem: guiadelnino.com
3

Antes de começar a tarefa, explique o que vai fazer. Diga que hoje ensinará a escrever seu nome, como os adultos fazem. Ela gostará muito dessa ideia já que as crianças geralmente costumam imitar os adultos.

4

Primeiro escreva você o nome dela. Faça-o com letras grandes e claras, idênticas à caligrafia ensinada antigamente na escola. Antes de dar um lápis à criança, explique para ela como deve seguir as linhas para escrever seu nome.

5

Se ela for muito pequena você também pode escrever seu nome com pontinhos e para depois ela os unir até formar a palavra completa.

Imagem: dicalinks.com
6

Quando for melhorando cada vez mais na tarefa de unir os pontos, peça à ela que imite as letras no caderno, mas desta vez sem pontos.

7

Verifique cada vez que ela escrever seu nome e dê um prêmio pelo seu esforço com alguma guloseima. O resto é só uma questão de paciência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança a escrever seu nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.