Como ensinar seu filho a comer sozinho

Como ensinar seu filho a comer sozinho

À medida que as crianças vão adquirindo independência mais simples é de realizar as tarefas cotidianas, o que facilita a vida, em geral, de toda a família. Uma das coisas que mais tempo absorve os pais é a hora das refeições, quando ficam dependentes de alimentá-los e se certificar de que acabam tudo o que têm no prato. Livrar-se deste dever cotidiano vai ajudar a convivência já que, por exemplo, permitirá que possam comer todos os membros da família juntos. Por isso, em umComo.com.br vamos dar-lhe algumas dicas para que saiba como ensinar seu filho a comer sozinho.

Passos a seguir:
1

Para ensinar para seu filho esta nova responsabilidade, nas primeiras vezes que quiser que coma sozinho deve cortar antes os alimentos, de forma a que tenha apenas de pegar cada pedaço com o garfo e levar à boca. Deixe para mais à frente o desafio de usar bem a faca, com segurança para que não se machuque e com firmeza para que consiga cortar a carne ou o peixe.

2

A verdade é que, no início, quando ensinamos nossos filhos a usar os talheres, estes só querem mordê-los e brincar com eles. Não se preocupe, é um passo totalmente normal. A verdade é que as crianças exploram o mundo dos adultos através da sua boca. Para além disso, também querem imitar os mais velhos, mas isto será pouco a pouco, pois ainda não terão a coordenação necessária para levar o garfo ou a colher à boca. Deve ter cuidado nesta fase de morder os talheres e usar apenas de uns de plástico para ele não se machucar.

3

Para ser mais fácil ensinar o seu filho a comer sozinho, uma boa ideia pode ser preparar o seu prato favorito e dizer-lhe que para poder comer terá que comer sozinho, sem a sua ajuda. Sua inteligência lhe fará ver que convém assumir a tarefa de comer sem a necessidade de outros membros da família terem de lhe dar. Nos dias seguintes, será mais fácil ele fazer isso com os restantes pratos.

4

Nas primeiras vezes você pode preparar pratos de comida que seja macia, fácil de mastigar, de modo que a criança só precisará se concentrar em pegar a comida e levá-la à boca e não terá nenhum trabalho a triturá-la.

5

Do ponto de vista psicológico, para fazer seu filho comer sozinho, tente fazê-lo perceber que comer sozinho é uma atividade própria de adultos, dos mais velhos, na sua linguagem. Verá como seu pequeno vai pensar e por fim vai comer sozinho, pois afinal os mais pequenos apenas imitam os nossos comportamentos.

6

É importante que toda a família esteja de acordo em que a criança coma sozinha. Desta forma, quando este se negar a fazer isso, sempre haverá alguém -a avó, o tio, etc.- disposto a dar-lhe a comida. É fundamental que a criança não perceba falhas em sua determinação, caso contrário aproveitará para conseguir seu objetivo de não comer sozinho.

7

Faça com que seja como uma brincadeira para a criança ensiná-la a usar os talheres. Como regra geral, a partir de um ano e meio ele já pode começar a usar a colher e com dois, o garfo. Quando já dominar este último será o momento de usar a faca, sempre sob o olhar muito atento de um adulto.

8

Como você deve saber, a tarefa de educar uma criança é dura. Não se renda e seja consciente de que quando a criança finalmente comer sozinha toda a família ganhará em tranquilidade e a convivência será bem melhor. E para o ajudar em todo este percurso de educar o seu filho, confira também as nossas dicas para ensinar o seu filho a dormir sozinho e para ensinar o seu filho a tomar banho sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar seu filho a comer sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.