Como ensinar os números às crianças

Como ensinar os números às crianças
Imagem: imagui.com

Entre os 3 e os 4 anos as crianças já podem começar a aprender os diferentes números e as regras que usamos para medir as quantidades: sua forma e nome, a ordem deles, que não podem ser repetidos, etc. Existem muitas formas de facilitar a aprendizagem das crianças, mas principalmente devemos tentar que seja um ensino natural e que entretenha, por isso oferecemos a você alguns conselhos sobre como ensinar os números às crianças.

Passos a seguir:
1

Escreva os números em cartões e coloque-os misturados em um monte e virados para baixo, para brincar com a criança de pegar um cartão à sorte e tentar adivinhar que número é. Quando acertar, parabenize-a e demonstre que está fazendo muito bem, para estimulá-la.

2

Em uma idade tão jovem é provável que as habilidades psicomotoras não estejam totalmente desenvolvidas e seja difícil para algumas escrever direito com um lápis e uma caneta sobre um papel. Se ainda assim você quiser que aprendam a escrever os números sozinhos, pode fazer com que escrevam com o dedo sobre um monte de areia, um quadro preto com giz ou inclusive na tela touch screen de um tablet.

3

Tente que a aprendizagem seja o mais natural possível e não dê a impressão de ser mais uma tarefa. Por exemplo, você pode perguntar qual é a hora da historinha pelo número de figuras que aparecem nas ilustrações.

4

Aproveite as situações cotidianas para que a criança faça seus próprios raciocínios e rever conceitos. Por exemplo, perguntar a hora de colocar a mesa, dizer que coloque três colheres indicando três dedos da mão para ajudá-la a compreender, ou pedindo uma quantidade exata de outra coisa durante qualquer outra situação.

5

Brinque de fazer as compras, com moedas e brinquedos. No começo você pode fazer que cada moeda valha 1 e que cada uma possa adquirir um produto, e quando tiver aprendido a contar o mais básico, pode ir complicando a brincadeira e usar moedas com diferentes valores: uma moeda com um 2 vale por dois produtos, e assim sucessivamente.

6

As músicas são um ótimo método para ensinar qualquer coisa para as crianças pequenas, porque as divertem e fazem-nas aprender sem perceber. Se não souber nenhuma música infantil para aprender os números, você pode perguntar sempre aos seus pais ou avós, ou inclusive recorrer à internet.

7

Mais do que como solução ou substitutos, os brinquedos didáticos podem ser um bom complemento ao ensino que estamos dando aos nossos filhos. Em qualquer loja de brinquedos poderá encontrar jogos e bonecos pensados especialmente para ensinar os números para as crianças dessas idades, e que podem ser um bom recurso. Mas principalmente, tente que não seja um brinquedo chato.

Imagem: vivendoamaternidade.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar os números às crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.