Como ensinar o meu filho a usar o penico

Como ensinar o meu filho a usar o penico

Saber usar o penico é um passo muito importante para uma criança. É uma conquista que lhe permite dar um passo em frente na sua autonomia e é indispensável para, mais tarde, conseguir deixar as fraldas.

Nem todas as crianças reagem bem ao penico mas, com o tempo, acabam por se habituar e até gostar de usar, só é preciso saber motivá-las e incentivá-las a tal.

Nesse artigo de umComo.com.br damos-lhe dicas para ensinar o seu filho a usar o penico.

 

Mostre-lhe o penico

Antes de iniciar todo este processo de ensinar seu filho a usar o penico, apresente-lhe o objeto! Mostre-lho, diga como se chama e para que serve. Se quiser, pode até fingir que se senta lá para que a criança sinta vontade de usá-lo por ver você "usando".

De seguida, sente lá a criança e deixe que ela se habitue a este objeto, deixe-a experimentá-lo e familiarizar-se com ele. Mas, se não quiser, não force! Isso pode fazer com que ela ganhe aversão ao penico e não queira usá-lo mais!

Você pode começar fazendo isso logo com um aninho de idade, assim seu filho vai-se habituando ao penico e, na hora de tirar a fralda, ele não irá estranhá-lo e será mais fácil o desfraldamento.

 

Incentive-o

Depois de estar habituado ao penico, incentive seu filho a usá-lo! De quando em quando diga-lhe "vamos fazer xixi?" e sente-o no penico, para que ele perceba o que lá vai fazer. Vá fazendo isso várias vezes, ainda que ele não faça nada. Se ele fizer xixi ou cocó, festeje com ele e faça-o entender que isso é o correto! Deixe-o ver e despeje as necessidades no vaso à sua frente.

Se ele fizer cocó na fralda, não faça um drama! Explique-lhe que não se faz cocó ali pois ele já é crescido e já deve usar o penico. Você pode até deitar as fezes da fralda no penico para que ele veja o sítio correto para as fazer.

 

Torne esse momento agradável

Outra estratégia que você pode usar para que seu filho se habitue e até goste de ir ao penico, é tornar esse momento agradável e divertido!

Na hora de usar o penico você pode sentar no chão, perto dele, a contar-lhe uma história, pode cantar com ele, pode apenas ficar ali conversando, pode dar-lhe um brinquedo ou um livro com que ele se entretenha enquanto ali está, etc.

Assim, esse momento não será uma "chatice", mas mais um momento agradável do seu dia.

Experimente ler-lhe uma história sobre como usar o penico, existem muitas à venda bem legais e dessa forma além de estar a entreter o seu filho enquanto ele está no penico, ainda está a incentivá-lo e ensiná-lo a usá-lo!

 

Vá lembrando do penico

Deixe seu filho andar por casa só de cuequinha, para que seja mais fácil usar o penico e para que, se houver um "acidente" ele se sinta incomodado e desconfortável e, assim, perceba que a solução é usar o penico.

Não esteja constantemente a levá-lo ao penico, faça-o apenas de vez em quando ou em horas que sabe que ele costuma fazer cocó, por exemplo, mas apenas no início do processo e vá deixando de levar aos poucos. Dessa forma ele se habitua também a pedir e não apenas a esperar que você o leve.

Contudo, pergunte-lhe de quando a quando se quer usar o penico. Se por acaso se aperceber que seu filho está fazendo xixi ou cocó nas cuecas, corra com ele para o penico para que ele termine de fazer aqui.

 

Manter rotinas

As rotinas são muito importantes para as crianças e usar o penico não é exceção. Você deverá criar uma rotina para ele para que seja mais fácil controlar os esfíncteres.

Depois de dormir, seja de noite ou na sesta, você deverá levar logo a criança ao penico, pois nessa hora ele terá quase sempre xixi e fará aqui, habituando-se assim ao penico e a esperar por esse momento para fazer as necessidades. Faça o mesmo antes de o deitar, para que ele se habitue a essa rotina e diminua a necessidade de fazer durante o sono.

Não volte atrás no processo! É extremamente importante que, depois de tirar as fraldas ao seu filho, você não as volte a colocar! Isso poderá confundi-lo e fazer com que ele não perceba quando deverá ou não usar o penico.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a usar o penico, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.