Partilhar

Como ensinar o meu filho a falar

Por Ana Caseiro. Atualizado: 17 junho 2019
Como ensinar o meu filho a falar
Imagem: seligamulher.com.br

Todas os papás anseiam o momento em que começam a ouvir seu filho falar, a dizer as primeiras palavras, a chamar por si... A verdade é que cada criança tem o seu próprio ritmo e não se deve criar pressão em torno desse momento, de forma a não criar ansiedade na criança e nos pais. No entanto existem estratégias que ajudam a estimular o desenvolvimento da linguagem.

Veja em umComo.com.br algumas dessas estratégias e saiba como ensinar o seu filho a falar.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a dormir sozinho

Converse com o seu bebê

Uma das estratégias para estimular o seu bebê a falar é conversar muito com ele. Converse sobre o seu dia, conte episódios, descreva o que está a fazer e porque o faz, etc. Fale-lhe enquanto lhe muda a fralda, enquanto lhe dá de comer, enquanto lhe dá banho... e aguarde sempre uma "resposta" dele, seja ela um sorriso ou um som, para que ele entenda que a comunicação tem dois sentidos e intervenientes.

O seu bebê irá familiarizar-se com a linguagem, vai escutando e vai despertando a sua atenção para este "código verbal", da mesma forma que vai aprendendo palavras e começando a compreender o seu significado.

Tenha o cuidado de falar sempre corretamente com ele, evitando gírias infantis como "papar", "fazer óó", etc. Se você utilizar as palavras corretas ele irá conhecê-las e repeti-las mais facilmente.

Como ensinar o meu filho a falar - Converse com o seu bebê
Imagem: revistacrescer.blogspot.com

Conte histórias

Leia muito para seu bebê! Leia livros, conte histórias, deixe-o observar as imagens de um livro enquanto você as descreve e inventa histórias em torno delas.

Os livros estimulam o desenvolvimento da linguagem, pois enriquecem conhecimentos vocabulares, promovem o contato com a fala e as mais diversas palavras e aguçam o gosto e a vontade da comunicação.

Como ensinar o meu filho a falar - Conte histórias
Imagem: bemestar950.blogspot.pt

Cante-lhe músicas

As sicas e canções, sejam elas infantis ou não, são também ferramentas muito ricas para desenvolver a linguagem. Ao cantar uma música para seu bebê está a promover o contato com as palavras enquanto o diverte, pois todos os bebês adoram escutar músicas, principalmente se for os papais cantando.

Enquanto canta mime as músicas, faça gestos, aponte objetos referidos na música, toque na criança, etc, para que seja mais fácil para ela compreender o significado das palavras.

Como ensinar o meu filho a falar - Cante-lhe músicas
Imagem: mesintoumaboamaequando.blogspot.pt

Olhe para ele enquanto fala

Uma das estratégias a utilizar para que seu bebê comece a falar ou, depois de começar, para alargar conhecimentos vocabulares, é deixar que ele veja sua boca enquanto fala.

Se você se mantiver na direção da criança enquanto fala, ela terá oportunidade de olhar para sua boca e, dessa forma, observar o modo como você pronuncia e articula as palavras, compreendendo assim como o som é produzido, facilitando a sua aprendizagem na hora de produzi-lo ela.

Como ensinar o meu filho a falar - Olhe para ele enquanto fala
Imagem: maedeguri.com.br

Não caia no facilitismo

Muitas pessoas caiem no erro de facilitar de mais "a vida" do bebê, colocando tudo à sua disposição a toda a hora, tentando adivinhar o que ele quer, precisa ou reclama, sem que ele necessite de se esforçar para o obter.

A verdade é que você deve deixar seu bebê tentar obter o que pretende, correndo atrás, se esticando, e, no caso específico da linguagem, balbuciando, tentando pronunciar o nome do objeto que quer, tentando chamar por alguém que lho possa dar. Dessa forma, o bebê sentirá necessidade de falar e, ao obter o que deseja, perceberá a importância e utilidade da linguagem.

Como ensinar o meu filho a falar - Não caia no facilitismo
Imagem: casa.hsw.uol.com.br

Corrija

Quando seu bebê começar a falar, ele irá pronunciar algumas palavras incorretamente e você deverá sempre corrigi-lo, contudo sem que ele perceba que o está a fazer, para não criar sentimento de frustração e ansiedade.

Assim, se o seu bebê lhe pedir "aua" (água), você deverá responder "Você quer água?", para que ele escute a palavra sendo pronunciada corretamente e assim vá emendando sua forma de a pronunciar.

Como ensinar o meu filho a falar - Corrija
Imagem: demaeparamae.pt

Não pressione

Você pode recorrer a essas estratégias e estimular seu bebê a falar, mas faça-o sempre de forma muito natural, sem criar pressões.

A ansiedade e pressão pode "bloquear" o desenvolvimento do bebê e fazer com que ele se sinta frustrado, inibindo assim o desenvolvimento da linguagem. Lembre sempre que cada criança tem o seu ritmo e o seu tempo e que o surgimento da fala deverá ser um processo natural, harmonioso e feliz.

Como ensinar o meu filho a falar - Não pressione
Imagem: maedeguri.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a falar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

Como ensinar o meu filho a falar
Imagem: seligamulher.com.br
Imagem: revistacrescer.blogspot.com
Imagem: bemestar950.blogspot.pt
Imagem: maedeguri.com.br
Imagem: casa.hsw.uol.com.br
Imagem: demaeparamae.pt
Imagem: maedeguri.com.br
1 de 8
Como ensinar o meu filho a falar

Voltar ao topo da página