Partilhar

Como ensinar o meu filho a dormir sozinho

Por Ana Caseiro. Atualizado: 31 janeiro 2020
Imagem: netparents.org

Aprender a dormir sozinho é muito importante para as crianças e para a sua saúde emocional. É fundamental para o desenvolvimento da sua autonomia e independência, pois aumenta a sua capacidade de resolução de problemas sem ajuda do adulto e, além do mais, é muito importante que a criança tenha desde cedo o seu próprio espaço.

No entanto essa nem sempre é uma tarefa fácil para os pais, contudo, e por mais difícil que pareça, os pais não devem descuidar o cultivo desse hábito desde bem cedo, pois quanto mais tarde o tentarem fazer mais complicado será para a criança.

Nesse artigo de umComo.com.br ajudamo-lo a realizar essa tarefa da melhor forma possível, descomplicando ao máximo esta nova fase da vida do seu filho! Veja aqui como ensinar o seu filho a dormir sozinho.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ensinar seu filho a comer sozinho

Dormir sozinho... desde cedo!

Por mais difícil que seja para os pais e até mesmo para o bebê quanto mais cedo ele se habituar a dormir sozinho mais fácil será para todos!

Assim, você não deverá jamais deixar seu bebê dormir na cama com os pais, não só por ser mau hábito como também por ser muito perigoso, pois a criança poderá sufocar entre os dois, nos lençóis ou nas almofadas, sem falar que você poderá virar-se na cama e esmagar seu bebê. Por isso, o lugar de seu bebê dormir é, desde sempre, na sua caminha ou berço!

Quando seu bebê completar os 4 / 6 mesinhos de vida você pode começar a colocá-lo no seu próprio quarto para dormir sozinho. Se ele chorar, evite entrar constantemente no quarto, espreite sem que ele a veja e confira se está tudo bem, para que ele não use futuramente o choro a seu favor, sabendo que quando o fizer você aparecerá.

Se estiver tudo bem com ele, deixe-o ficar, esse choro acabará logo logo e, com o tempo, deixará de existir, pois ele se irá habituar a estar no seu espaço sozinho!

Como ensinar o meu filho a dormir sozinho - Dormir sozinho... desde cedo!
Imagem: pt.wikinoticia.com

Criando Rotinas

As rotinas são fundamentais e importantíssimas na vida de uma criança, elas transmitem segurança e as fazem sentir mais cômodas, pois a criança vai-se habituando a determinados rituais e horários e começa a conseguir prever os acontecimentos que se irão suceder.

Então, a hora de dormir deve ser um desses momentos rotineiros e, se a criança se habituar e compreender esta rotina, facilitará muito a hora de deitar e o próprio sono.

Desta forma, você deverá estipular uma hora para a criança deitar (21h, por exemplo) e, antes de chegar essa hora, deverá começar a prepará-la a ela e ao ambiente da casa: diminua as luzes, desligue a tv ou qualquer outro aparelho sonoro e comece a falar para seu filho que chegou a hora de ir para a cama, para que, dessa forma, ele comece a diminuir o ritmo diário e acalme um pouco, preparando assim o seu corpo e mente para dormir.

Como ensinar o meu filho a dormir sozinho - Criando Rotinas
Imagem: pt.dreamstime.com

Alguns pormenores

Inclua nas suas rotinas uma história antes de dormir ou uma sica, e saiba dizer que não há mais quando seu filho insistir, pois é muito comum que as crianças vão fazendo pedidos atrás de pedidos para prolongar a estadia dos pais no seu quarto. Quanto mais ceder, pior será no dia seguinte, pois a criança fará o mesmo sabendo que terá os frutos que pretende! No final, despeça-se dele com um beijo de boa noite e saia do quarto.

Não deixe a luz principal do quarto acesa... Na hora de dormir esta luz deverá estar sempre apagada! Se seu filho lhe disser que tem medo ou se sentir mais seguro com alguma luz, use uma luz de presença e vá diminuindo a sua intensidade com o tempo.

Crie um ambiente bem aconchegante e confortável no quartinho de seu bebê, para que ele se sinta seguro e tranquilo durante o sono.

Como ensinar o meu filho a dormir sozinho - Alguns pormenores
Imagem: blogmamis.com

Não esqueça!

É muito importante que você saiba estipular limites para a criança e que seja firme nas suas regras, sem nunca voltar atrás! Tudo o que você decidir, deverá ser, sem exceção, aplicado! Isso diz respeito a choros, a dias em que a criança esteja doente (os cuidados deverão ser prestados no seu quarto), a regras e rotinas.

E não esqueça... Elogie as vitórias e conquistas de seu filho! Sempre que ele ficar sozinho no quarto, sempre que ele não chorar, sempre que ele for para a cama sem reclamar, elogie! Ele assim compreenderá os comportamentos corretos a ter, terá mais vontade de os repetir e sentir-se-á orgulhoso dele mesmo.

Como ensinar o meu filho a dormir sozinho - Não esqueça!
Imagem: imagui.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a dormir sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar o meu filho a dormir sozinho

Imagem: netparents.org
Imagem: pt.wikinoticia.com
Imagem: pt.dreamstime.com
Imagem: blogmamis.com
Imagem: imagui.com
1 de 5

Voltar ao topo da página