Como ensinar meu filho a tomar banho sozinho

Como ensinar meu filho a tomar banho sozinho
Imagem: bonito.in

A infância é uma das etapas mais importantes da nossa vida. Por isso devemos educar corretamente nossos filhos, com carinho, paciência, diversão e sem pressões. Lembre-se que cada criança aprende a um ritmo diferente, portanto, adapte-se ao seu filho em cada experiência na sua vida. E uma das lições mais importantes consiste em ensinar uma criança a tomar banho sozinha. Precisa de alguns conselhos? Em umComo.com.br vamos responder à pergunta de muitos pais: como ensinar meu filho a tomar banho sozinho.

Passos a seguir:
1

O mais importante ao ensinar uma criança a tomar banho sozinha é a segurança. Por isso, até que seu filho não se sinta cômodo e seguro, é aconselhável não tirar o olho dele.

2

A partir dos quatro anos é uma boa idade para ensinar uma criança a tomar banho sozinha e também para fazer várias coisas de forma independente, como ir à casa de banho. Mas se o seu filho não se sente preparado e você também não, vá com calma. Não há nenhuma pressa, por isso não se deixe influenciar por conselhos nem opiniões de outras pessoas.

3

Já está todo mundo preparado? Pois comece preparando uma banheira em um ambiente agradável e com a temperatura de água adequada. Pode acrescentar algum brinquedo, que não seja perigoso, para estimular seu filho e para que a experiência seja mais agradável. E é claro, não se esqueça de equipar a banheira com elementos antiderrapantes para garantir a segurança do seu filho. Ensine a ele como entrar na banheira com cuidado e se preparar para desfrutar do banho infantil.

4

Explique como deve se lavar com a esponja e o sabonete, em todas as partes do corpo e com cuidado para não se machucar, evitando o contato do sabão com os olhos e a boca. Você pode começar e deixar que seu filho continue, mas sem pressa para que a criança aprenda a tomar banho sozinha no seu próprio ritmo.

5

A partir dos seis anos, poderá explicar à criança como lavar o cabelo. Explique a importância de limpar e esfregar bem o cabelo todo com sabão, porque a higiene é uma parte muito importante na educação dos pequenos da casa. E como é lógico, as primeiras vezes você terá que fazer isso, até que ele aprenda sozinho.

6

Para que o banho infantil seja uma experiência divertida ao invés de uma lição entediante, pode deixar que as crianças se entretenham com algum brinquedo. Se estiverem relaxadas e entretidas, o processo de aprendizagem será bem mais tranquilo e rápido para elas. Mas se pressionar seu filho ou der bronca porque está fazendo algo errado, a única coisa que conseguirá é que a criança odeie tomar banho.

7

Foram úteis nossos conselhos? Em qualquer caso, não se esqueça que as necessidades de cada criança são diferentes, por isso terá que se adaptar ao seu filho. E agora gostaríamos de conhecer sua opinião: explique para a gente como ensinou o seu filho a tomar banho sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu filho a tomar banho sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Nunca deixe uma criança menor de seis anos sozinha no banho, já que poderia se machucar ou inclusive afogar.