Partilhar

Como ensinar meu filho a falar corretamente

Por Sara Viega. Atualizado: 8 agosto 2019
Imagem: www.bekiapadres.com

Paciência, perseverança e os estímulos adequados, são algumas chaves importantes para conseguir que uma criança aprenda a falar. Você quer colocar em prática outros bons conselhos? Está com sorte, porque em umComo.com.br vamos te ajudar a educar os pequenos da casa, de modo que pegue um lápis e papel, porque respondemos à pergunta de como ensinar meu filho a falar corretamente.

Também lhe pode interessar: Como estimular a fala da criança

Ensine com o exemplo: fale com seu filho

Como comentávamos antes, a estimulação é um dos aspectos mais importantes para conseguir que as crianças aprendam a falar corretamente. E qual é a melhor forma de estimular nossos filhos? Falando com eles nós mesmos, de modo que fale tudo o que puder e mostre-se interessada se achar que as crianças estão dispostas a responder.

Sem pressões aprende-se melhor

Não pressione seu filho, porque você só conseguirá que ele se estresse. Lembre-se que cada criança aprende em um ritmo diferente e tem suas próprias necessidades, de modo que adapte-se a ela e espere que seu filho se sinta preparado. E se você pensa que ele pode ter problemas de aprendizagem, não hesite em consultar algum especialista.

Faça perguntas

Um bom truque recomendado pelos profissionais é dar oportunidades para nossos filhos falarem. Como? Pergunte-lhe qualquer coisa e espere um tempo para que responda. Respeite seus silêncios! E outra boa ideia para que uma criança aprenda a falar pode ser repetir o que ele está tentando dizer, ainda que não o diga completamente bem. Mas, espere que seu filho termine de falar, sem interrupções.

Adapte sua linguagem

Para ensinar uma criança a falar corretamente é importante adaptar um pouco a sua linguagem. De modo que utilize palavras mais curtas e simples, porque serão mais fáceis para seu filho.

Evite as distrações

Durante sua lição, é importante evitar todo tipo de distrações que possam distrair seu filho. Assim sendo, para que ele aprenda a falar da melhor forma possível, evite ruídos desnecessários como a televisão, a música ou os brinquedos.

Lições divertidas

E outra boa ideia consiste em fazer com que as lições sejam o mais divertidas possíveis. Você pode inventar canções, ler, bater palmas, dançar... Invente qualquer coisa, mas tente que seus filhos aproveitem a lição e queiram aprender a falar o quanto antes. Neste sentido, os contos são de grande ajuda para favorecer a aprendizagem de nossos filhos.

E você, o que nos sugere?

Como comentávamos antes, o desenvolvimento e a aprendizagem dos pequenos dependerão das necessidades de cada criança. Ajude-nos a completar nossos conselhos e a responder à pergunta: Como ensinar meu filho a falar corretamente?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu filho a falar corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu filho a falar corretamente

Imagem: www.bekiapadres.com

Voltar ao topo da página