Partilhar

Como ensinar meu filho a concentrar-se

Como ensinar meu filho a concentrar-se

Ao longo do curso letivo, os pequenos de casa devem enfrentar provas e avaliações, enquanto existem ao seu redor milhares de distrações que convidam a brincar e a se divertir. Por isso, muitos pais se perguntam como ensinar seus filhos a concentrarem-se e como ajudá-los para que prestem atenção nos estudos. Em umComo.com.br oferecemos algumas soluções para ajudar a melhorar a concentração dos seus filhos.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a estudar
Passos a seguir:
1

É importante que ajude as crianças a criar uma rotina, que sejam conscientes de que devem dedicar um tempo específico a cada atividade, inclusive ao estudo e a fazer as tarefas. Saber que devem se dedicar aos estudos ajuda na concentração.

2

Para ensinar seu filho a concentrar-se deverá eliminar todo o tipo de estímulo externo que perturbe sua concentração. Desligue o computador, apague a televisão e guarde o tablet em uma gaveta para que nada o distraia durante o tempo de estudo.

3

Além de eliminar os estímulos externos, também é recomendável criar um meio propício para a concentração. Destinar um lugar da casa para fazer as tarefas ou para estudar pode ser o segredo para ajudar seu filho a concentrar-se nisso.

4

Controle o tempo de sono de seu filho. Dormir as horas suficientes é fundamental para manter uma boa capacidade de concentração, tanto em adultos como crianças.

5

Além disso, todos nós nos sentimos especialmente motivados com as coisas que gostamos. Descubra do que seu filho gosta mais e potencie sua dedicação nesse tema. Aprender a se concentrar em algo que gosta é uma das técnicas para conseguir os melhores resultados nesse terreno. E dessa forma, você acabará ensinando a criança a concentrar-se.

6

Potencie também jogos e atividades que melhoram a capacidade de concentração, como por exemplo os quebra-cabeças ou a leitura. Ler com seus filhos melhora não só o seu domínio da língua, mas também ajuda a se concentrar de forma mais simples em um tema.

7

Finalmente, você não só deve se perguntar como ensinar seu filho a se concentrar, mas também o que fazer se nem sempre o consegue. O mais importante é não perder a calma e não fazer com que as crianças se sintam culpadas, porque seria contraproducente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu filho a concentrar-se, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu filho a concentrar-se

1 comentário
A sua avaliação:
BRENO COSTA PEREIRA
Muito bom
Editor umComo.com.br
Obrigada pelo comentário, Breno. Continue acompanhando os artigos do umCOMO.

Como ensinar meu filho a concentrar-se
Como ensinar meu filho a concentrar-se

Voltar ao topo da página