Partilhar
Partilhar em:

Como ensinar figuras geométricas às crianças

Passo a Passo
Avaliação: 3,8 (31 votos)
1 comentário
12 vezes partilhado

Para uma criança em idade pré-escolar, aprender as formas geométricas, é o primeiro passo para aprender geometria e raciocínio espacial. Os alunos aprendam as formas muito cedo provavelmente aprenderam mais facilmente no futuro, por terem uma base de aprendizagem geométrica. Ensinar às crianças triângulos e círculos está incluído na aprendizagem de todas as formas, mas se o plano de estudos se concentrar em triângulos e círculos, existem alguns conselhos que podem ajudar o processo de aprendizagem.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ensinar as crianças a reciclar
Passos a seguir:
1

Mostre às crianças fotos de círculos e triângulos. Use círculos e triângulos de plástico para objetos tridimensionais que as crianças têm que segurar. Fale para que serve um círculo, por exemplo, a sua forma redonda, ou que faz com um triângulo, com os três lados e três vértices. Deixe que crianças brinquem com as formas plásticas e usá-los em conjunto com brinquedos ou outros brinquedos educativos.

2

Leia um livro de formas depois de rever as formas tridimensionais e bidimensionais. Ao ler o livro, desenhe um círculo com o dedo e marcar as linhas do triângulo. Mostre às crianças fotos de objetos que são, naturalmente, círculos e triângulos, como a lua, uma fatia de pizza ou um chapéu pontudo.

3

Leve as crianças em uma aventura para encontrar formas. Fazer uma caminhada ao redor da sala ou do prédio para encontrar as formas. Apontar os círculos e triângulos que estão na sala de aula. Incentive as crianças a fazer o mesmo e a começarem a compor uma lista das suas descobertas. Quando as crianças acabarem de explorar, discuta as listas ou verifique os objetos entre todos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar figuras geométricas às crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Nas lojas de brinquedos existem muitos brinquedos para as crianças, que utilizam círculos e triângulos, como por exemplo aquele de colocar as peças nos seus devidos encaixes.
Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como ensinar figuras geométricas às crianças

1 comentário
FRANCINEIDE LIMA
Parabéns, gostei da matéria
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Francineide! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando :)