Como ensinar as letras e seus sons

Como ensinar as letras e seus sons

As letras e os sons das letras formam os fundamentos por trás das palavras que lemos e conduzem à leitura de orações e contos completos. Para ensinar uma criança as letras e seus sons, existem alguns métodos que você pode experimentar. Diferentes métodos funcionam para crianças de qualquer idade, de modo que se um não funcionar, você pode tentar com outro. O reconhecimento de letra e som das letras pode ser ensinado assim que a criança mostrar interesse pelas letras e os sons.

Passos a seguir:
1

Mostre uma letra ao seu filho. Diga a ele o nome da letra, e como se diz. Introduza o som principal da letra. Comece pelo início do alfabeto ou com as letras que são utilizadas frequentemente em pequenas palavras, como "G", "A","T", "O"

2

Trabalhe em função do alfabeto, concentre-se em uma letra por semana. Pratique fazendo o som da letra e diga o nome da letra da semana todos os dias. Fale de temas que começam com a letra. Ensine seu filho a escrever a letra.

3

Junte palavras assim que tiver ensinado letras suficientes. Após ter ensinado "G", "A" , "T" e "O", ensine a ele a palavra "gato", mostrando a seu filho como se escreve e como se diz. Continue ensinando mais letras e palavras mais complicadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as letras e seus sons, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.