Ensinar os seus filhos

Como ensinar as letras a crianças de idade pré-escolar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar as letras a crianças de idade pré-escolar

As crianças em idade pré-escolar são como pequenas esponjas. O ensinamento das letras pode ser feito durante todo o dia em atividades normais e em determinados momentos dedicados à aprendizagem. Todo o que precisa para começar a ensinar as letras é um pouco de criatividade, a vontade de usar qualquer momento para ensinar e uma criança em idade pré-escolar que esteja interessada em aprender sobre o mundo.

Vai precisar de:

  • Sal
  • Bandeja ou panela
  • Letras magnéticas
  • Letras de espuma
Também lhe pode interessar: Como as redes sociais afetam os jovens

Passos a seguir:

1

Ajude as crianças a identificar os sons e os nomes das letras. Pode utilizar letras magnéticas ou de espuma e peça ao seu filho que pegue numa placa para aprender. Diga o som enquanto pede à criança em idade pré-escolar que repita depois de si, diga o nome da letra. Aponte para a letra e demonstre o som dos objetos, embalagens e sinais que vê em casa. Também o pode fazer quando está fora de casa.

2

Utilize a criatividade para ensinar as letras às crianças em idade pré-escolar. Existem muitas ideias para fazer a criança participar de forma criativa, tais como utilizar sementes de maçã para representar a letra "m", representar a letra "a" com um vestido azul, a letra "v" com uma sombra verde, e fazer a mamãe manda por um dia para festejar letra "M". Use a sua imaginação para ensinar as letras ao seu filho e desfrute do processo.

3

Mostre à sua criança em idade pré-escolar como escrever as letras com sal, areia ou tinta. O acompanhamento e a elaboração de letras com tinta ou com sal é uma forma eficaz de começar a ensinar as crianças pré-escolares a escreverem letras, para que se familiarizem com a orientação adequada bem como a formação de letras antes de precisarem de dominar um lápis.

4

Escolha uma letra magnética ou de espuma, e coloque-a na parte de cima de uma panela. Diga o som e mostre à criança como se escreve a letra. Deixe que a criança desenhe a letra, suavize o sal e comece a escrever a letra sozinha. Se a criança se desinteressar, guarde a atividade e leve-a a cabo noutro momento mais tarde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as letras a crianças de idade pré-escolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Conselhos

  • Alterne as atividades de aprendizagem de letras para que a criança não perca o interesse e seja atrativo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ensinar as letras a crianças de idade pré-escolar