Como ensinar as horas para as crianças

Como ensinar as horas para as crianças
Imagem: guiainfantil.com

Aprender a ver as horas no relógio é uma das primeiras habilidades que devem aprender as crianças para crescer em independência e autonomia pessoal. É verdade que os pequenos têm muita facilidade de retenção e aprendem os conceitos facilmente, mas, no princípio entender como funciona um relógio pode ser algo confuso. Por isso, damos alguns conselhos sobre como ensinar as horas para as crianças.

Ensine-lhe a contar

Se a menina ou menino ainda é muito pequeno para ter aprendido a contar no colégio, pode lhe ensinar a contar até 60, para relógios digitais, ou pelo menos até 12, para relógios de ponteiro. Comece contando junto com os dedos, até que compreenda a passagem de uma dezena para a outra. Depois pode converter esta aprendizagem em um jogo, por exemplo com cartões que tenham o número escrito, os quais terá que reconhecer para obter uma recompensa.

Relógios de ponteiros

Construa um relógio grande de papelão ou papel com os números desenhados e use lápis, varetas ou canudinhos como ponteiros. Explique que o ponteiro curto marca as horas e o longo os minutos, e vá movendo-os e explicando as horas e minutos, contando de cinco em cinco: as duas e cinco, as duas e dez, as duas e quinze, etc. Deixe agora que as próprias crianças façam a prova e girem os ponteiros tentando adivinhar que horas marcam.

Relógios digitais

O primeiro conceito que deve explicar é as duas formas de ler as horas nos relógios digitais e a diferença entre A.M e P.M.

Explique que as horas podem ser contadas de 12 em 12 ou de 24 em 24 e que no relógio pode ser escolhido a forma que mais goste. Se o menino ou menina é muito pequeno, será mais fácil as horas só de 12 em 12.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as horas para as crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.