Partilhar

Como ensinar as frações para as crianças enquanto cozinha

Ensinar as crianças a fazer frações pode ser frustrante tanto para o estudante como para o professor. Um dos truques para ensinar matemática às crianças é descobrir como elas aprendem, seja com artesanato, lendo ou colocando em prática. Cozinhar é uma forma de ensiná-las sobre as frações. Cozinhar combina muitos tipos de aprendizagem e oferece para as crianças a vantagem de fazer um lanchinho no final. Por isso, neste artigo de umComo vamos dar a você algumas dicas!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como converter frações em decimais
Passos a seguir:
1

Explique para as crianças que ao cozinhar, as xícaras e colheres para medir são usadas porque às vezes é necessário uma xícara ou uma colher inteira, mas outras vezes só precisamos de uma fração ou uma parte de um todo. Mostre para as crianças as xícaras e colheres para que comparem cada parte com o conjunto.

2

Faça uma pizza com as crianças para ajudá-las a entender o uso de frações. Use estes ingredientes para a massa: 2 ¼ xícara de farinha, ½ colher de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 pacote de fermento (1/4 kg), 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo vegetal.

3

Mostre para as crianças como fazer a massa misturando todos os ingredientes em uma tigela. Vá mostrando todas as medidas fracionadas e compare com o conjunto. Enrole a massa e coloque em uma forma para pizza.

Como ensinar as frações para as crianças enquanto cozinha - Passo 3
4

Permita que as crianças espalhem o molho e o queijo na pizza inteira. Explique tudo de novo.

5

Discuta o assunto usando frações de ingredientes que as crianças gostarem. Coloque ingredientes diferentes em várias partes de uma fração da pizza, dependendo de quantos filhos tiver. Divida a pizza em função disso, por exemplo, divida a pizza em duas metades para dois filhos, em terços para três filhos, em quartos para quatro filhos e assim sucessivamente.

6

Coloque diferentes sabores em diferentes frações da pizza. Se uma pessoa de cada quarto gostar de cogumelos, só coloque em uma quarta parte da pizza. Se duas pessoas gostarem de pepperoni, coloque pepperoni em uma metade.

7

Cozinhe a pizza a 220 graus por 30 minutos aproximadamente. Discuta as frações do despertador enquanto assa a pizza.

8

Corte a pizza em mais fatias do que o número de crianças. Se cortar oito porções, mostre para elas como duas partes igualam um quarto (1/4) da pizza. Fale de outras frações antes de comer a pizza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as frações para as crianças enquanto cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • As crianças adoram aprender fazendo. Cozinhar ajuda a memorizar a matemática. Aproveite todas as oportunidades que tiver e faça as experiências de aprendizagem até que seu filho entenda bem as frações.
  • Enquanto estiver elaborando a pizza, escreva algumas de suas frações no papel de cozinha para que as crianças possam ver como deve ser. Você também poderia falar de frações equivalentes, como que 2/4 é igual a 1/2.

Escrever comentário sobre Como ensinar as frações para as crianças enquanto cozinha

1 de 6

Voltar ao topo da página