Como ensinar as figuras geométricas ou formas sólidas

Como ensinar as figuras geométricas ou formas sólidas

As crianças começam a aprender as formas no jardim de infância a partir de figuras planas, para que aprendam as formas sólidas ou figuras geométricas. As formas sólidas são as formas tridimensionais e incluem cilindros, cubos, prismas, pirâmides e esferas. Pode ajudar o seu filho ou filha a aprender aidentificar estasformas através destas atividades interessantes.

Passos a seguir:
1

Baseie-se nos conhecimentos que o seu filho tem sobre figuras planas e use-as como introdução ao conhecimento de formas sólidas. Por exemplo, mostre ao seu filho que uma pirâmide é composta por faces triangulares e por uma base quadrada.

2

Fale sobre as partes das formas ou figuras sólidas, como as arestas, vértices, base e as faces. Ajude o seu filho a descobrir quantos elementos compõem cada forma.

3

Veja um programa de televisão educacional ou um filme com as formas sólidas. Também pode encontrar locais ou edifícios que ensinem estas formas aos seus filhos.

4

Ajude o seu filho a descobrir objetos de uso quotidiano que se pareçam com as formas ou figuras sólidas. Por exemplo, um cone de gelado, uma lata cilíndrica de café ou uma caixa em forma de cubo.

5

Faça atividades interessantes com as formas e mostre-as ao seu filho. Por exemplo, faça um jogo de identificação das formas, construção de pequenas estruturas em conjunto com os brinquedos (como uma casa em forma de cubo para boneca favorita) e faça conjuntos de figuras sólidas.

6

Ajude o seu filho a aprender a desenhar as formas. Pode começar pode desenhar uma figura plana e se basear nela para formar una forma sólida. Assim, a criança irá realizar associações mentais.

7

Reveja as formas e figuras todos os dias. O seu filho recordará a informação sobre as formas sólidas através de conversas regulares que tenha com ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as figuras geométricas ou formas sólidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.