Partilhar

Como ensinar as crianças a serem mais organizadas

As crianças também devem aprender a se organizar para conseguir o melhor de cada oportunidade que aparecer. Pode ajudar o seu filho a ter uma infância melhor enquanto dá lições de comportamento que serão de grande utilidade para quando forem adultos. O melhor é começar com as habilidades de organização em uma idade prematura, no entanto, não é fácil, é preciso trabalhar duro, ter persistência e compromisso. Quando ensinar seu filho a ser organizado, descobrirá que não só a criança mas toda a família terá menos estresse. Neste artigo de umComo damos alguns conselhos para que possa saber como ensinar as crianças a serem mais organizadas e a conviver melhor.

Ensinar a estar preparado e planejar

Uma preparação minuciosa é metade do trabalho feito. Ensine seu filho o valor da preparação, por exemplo, se tiver um projeto para a escola, começar imediatamente a trabalhar nele. Ensine a pensar primeiro nos materiais que precisa, nos passos que deve seguir e calcular quanto tempo vai precisar para completar o projeto. Pode inclusive ajudá-lo a criar uma folha de tarefas, fazer listas com pequenas tarefas e repartir tempos até à finalização do projeto.

Como ensinar as crianças a serem mais organizadas - Ensinar a estar preparado e planejar

Ensinar a ser consistente e a seguir as rotinas

Ser consistente e trabalhar duro na tarefa até que esteja completa é realmente importante. Sente-se com seu filho e explique a ele que é necessário estabelecer rotinas para o desenvolvimento da disciplina. Dê um lugar para guardar seus livros, para fazer suas tarefas e projetos. Estabeleça certas horas do dia para que possa fazer suas tarefas e faça questão de que respeite essas rotinas. Certifique-se de que a criança mantém um lugar designado para suas coisas, como mochilas, livros, jaquetas e brinquedos.

Se seu filho é criativo, imaginativo, disperso, é possível que tenha que provar com uma técnica diferente. Dê à criança a liberdade de decidir que maneira funciona melhor para ela. Dê as opções para que ela escolha.

Como ensinar as crianças a serem mais organizadas - Ensinar a ser consistente e a seguir as rotinas

Ensine a importância de tomar decisões claras

Às vezes, as crianças querem experimentar tudo de uma vez. É necessário ajudá-las a estabelecer prioridades. Tomar decisões é uma habilidade valiosa que ajudará em suas vidas. Por exemplo, se uma criança não sabe começar a jogar futebol ou fazer aulas de violão, tem um dilema. Peça para que faça uma lista com os benefícios de cada atividade e que escolha a diversão, o que vai gostar mais. Esta aula de pensamento claro ajudará a criança a avaliar as suas opções, entender as limitações do tempo e tomar a decisão correta para si mesma.

Assim que a criança entender que todas as decisões afetam outros aspectos de sua vida, vai aprender a tomar melhores e mais eficazes decisões no futuro. Neste artigo contamos a você como ensinar um filho a ser independente, principalmente para que possa tomar decisões por si próprio e aprender a conviver com sua individualidade.

Como ensinar as crianças a serem mais organizadas - Ensine a importância de tomar decisões claras

Ensinar o valor de prestar contas

Faça com que a criança se sinta responsável e preste contas dando a ela tarefas da casa apropriadas para a sua idade. Por exemplo, uma criança de 6 anos pode ajudar a dividir a roupa branca da colorida antes de uma lavagem. Uma criança de 9 anos pode ajudar a secar os pratos e empilhá-los, e inclusive lavar a louça. Quando a criança perceber que sua contribuição realmente faz a diferença, aprenderá a ser responsável. Em umComo contamos a você como ensinar seu filho a ser responsável em casa dando alguns conselhos específicos sobre este assunto.

Ensinar a ver as consequências de suas ações

Se uma criança tiver sob sua responsabilidade o cuidado de um gato, fale com ela e explique que se esquecer de colocar comida, o gato morrerá de fome. Toda criança entende a importância da alimentação e a maioria das crianças odeiam passar fome, mesmo que seja apenas por um momento. Explique que a barriga do gatinho vai doer muito e depois se sentirá frágil se não se alimentar a tempo. Ensinar que as tarefas esquecidas têm consequências ruins fará com que seu filho seja mais responsável.

Parabenize a criança quando se organizar

Isso é fundamental. Recompense seu filho à medida que aprender a ser mais organizado. Isso reforçará as habilidades de organização que está aprendendo. Deixe ele saber que está orgulhoso e que sabe que vai ser um ótimo adulto algum dia.

Como ensinar as crianças a serem mais organizadas - Parabenize a criança quando se organizar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a serem mais organizadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar as crianças a serem mais organizadas

1 de 5

Voltar ao topo da página