Como ensinar as crianças a aprender e lembrar o alfabeto

Como ensinar as crianças a aprender e lembrar o alfabeto

As crianças são curiosas por natureza e os seus melhores professores são os pais. Se lhe parece confuso ensinar à sua criança o alfabeto e a ordem correta das letras, não se preocupe. Este conceito é confuso para muitos pais. Que mais se pode fazer para ajudar uma criança a aprender o alfabeto? A resposta é: Muito! Encontre o método que funciona melhor para o seu filho, mas pelo caminho, tente os passos que lhe mostramos neste artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Computador
  • Rotina do dia a dia
  • Canção
Passos a seguir:
1

Utilize os jogos online, tais como os jogos da página da Fisher Price. Inclusivamente quando a internet estiver apagada, utilize o computador para ensinar as letras. Simplesmente abra o processador de textos e deixe que a sua criança pressione as teclas do teclado. Muitas vezes as crianças observam os seus pais a mexer no computador. Eles irão aproveitar a oportunidade para se sentirem mais crescidos, tal como a mamãe e o papai.

2

Procure letras no mundo real, fora do computador e em casa, elas estão por todo o lado. Por exemplo, uma viagem ao supermercado oferece oportunidades para encontrar e identificar as letras. Faça um jogo de reconhecimento e identificação da ordem das letras em toda a loja. Comece com "A" e procure as letras por ordem. Divirta-se e seja criativo com as letras estranhas, como o "Q" e o "X".

3

Ensine a criança a encontrar as letras do seu nome. Use as imagens da geladeira ou blocos de letras para mostrar à criança aquelas que fazem parte do seu nome. Por exemplo, quando a criança encontra uma letra do seu nome, anime-se e diga: "Sim, boa! Essa está no teu nome!".

4

Cante a canção do abecedário. No carro, tomando um banho, fazendo o jantar ou pegando num livro na hora de dormir, é um bom momento para cantar a canção. A canção ajuda as crianças a se lembrarem da ordem das letras e é uma técnica excelente de memória. Incentive o seu filho a cantar consigo.

5

Mostre à criança imagens de objetos e diga-lhe com que letra do abecedário começam, isto ajudará os seus filhos a aprender e recordar o alfabeto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a aprender e lembrar o alfabeto, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Seja paciente com a criança. Se a criança não começar a reconhecer as letras, fale com um pediatra.