menu
Partilhar

Como ensinar as crianças a andar de bicicleta

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 julho 2019

A idade adequada para ensinar as crianças a andar de bicicleta é a partir dos 3 anos. A evolução depende em parte medida das habilidades de cada criança e se a criança tem irmãos maiores para poder imitar, mas o mais comum é que pouco antes de fazer os 2 anos a criança comece com o triciclo. Quando a criança já dominar o triciclo, tem de passar o quanto anos para a bicicleta de iniciação e a partir dos 3 anos já pode ensinar a criança a andar de bicicleta. Se a bicicleta de iniciação foi uma sem pedais, a criança já sabe manter o equilíbrio e o que temos de ensinar é a técnica de pedalar. Se a bicicleta de iniciação foi uma bicicleta com rodas de apoio, a criança já domina a mecânica de pedalar e da direção e o que precisa é de aprender a manter o equilíbrio, que é o mais difícil.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a andar
Passos a seguir:
1

Verifique que a altura da bicicleta é adequada para a altura da criança: corretamente sentado no selim da bicicleta ele deve conseguir apoiar os pés no chão completamente. Irá sentir-se mais seguro e será mais fácil para ele aprender a andar de bicicleta.

2

Verifique os travões da bicicleta: devem ser o suficientemente suaves para que a criança os possa pressionar. O mais normal é que ao inicio as crianças travem a bicicleta com os pés.

3

Retire as rodas de apoio da bicicleta e se não for muito complicado os pedais também. Lembre-se que terá de voltar a instalar os pedais quando a criança já tenha aprendido a andar de bicicleta.

4

Faça com que a criança fique sentada na bicicleta aguentando-se com os pés apoiados no chão alternando o peso um pouco em cada pé.

5

Escolha duas referências separadas por uns 25 metros. Também pode pintar as referências com giz no chão.

6

Faça com que a criança impulsione com os 2 pés mantendo o equilíbrio com os pés pendurados e que o chão os apoie quando sentir que está a cair.

7

A criança deve ir andando ao seu ritmo, de uma referência a outra sem pedalar.

8

Quando a criança conseguir recorrer a distância toda entre as 2 referências sem por os pés no chão é quando já aprendeu a manter o equilíbrio e já está preparado para pedalar e já conseguiu ensinar-lhe a andar de bicicleta.

Veja também: Como preparar uma caça ao tesouro para crianças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a andar de bicicleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • É possível que a criança necessite de mais de um dia de treino.
  • É normal que aconteçam quedas, pelo que é recomendável que a criança leve capacete e roupa que tape o máximo possível para minimizar os arranhões.
  • É importante que a criança aprenda a andar de bicicleta antes dos 6 anos.

Escrever comentário

Voltar ao topo da página