Partilhar

Como elaborar um plano de ensino

Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como elaborar um plano de ensino
Imagem: noticias.universia.com.br

Para quem vai começar a ministrar alguma matéria seja ela de ensino básico, técnico ou superior, precisa elaborar um plano de ensino. O plano de ensino é basicamente o lugar aonde você vai reunir uma grande quantidade de informação que vai resumir as atividades e a finalidade do curso que será ministrado, bem como definir a carga horária desse curso. Se você quer saber mais sobre como elaborar um plano de ensino, esse texto de UmComo.com.br foi feito especialmente para você!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um plano de aula

Objetivos do Plano de Ensino

O primeiro item a ser definido são os objetivos: Aqui você irá informar qual a finalidade que seu curso busca atingir, você vai estipular as metas que você busca alcançar com seus alunos. É muito importante nessa etapa dar ênfase nas modificações que obterão seus alunos com a obtenção do conhecimento dado pelo curso. O que eles saberão ao termino do curso? É importante que além dos conhecimentos básicos teóricos alcançados, você também descreva as habilidades pessoais e particulares que seus alunos poderão desenvolver ao decorrer do curso.

Nos objetivos você vai também dizer como será o processo avaliativo dos alunos e como será dado os conceitos das notas.

Os objetivos são divididos em gerais e específicos. Nos gerais você vai abordar em aspecto amplo tudo o que se alcançará durante o aprendizado do curso.

Nos objetivos específicos você irá dizer qual será o aprendido em médio prazo alcançado pelos alunos, vai dizer as minúcias de cada etapa concluída e de cada semestre cursado.

Atitudes

Muito importante também você descrever o comportamento dos alunos sempre valorizando e incentivando a busca deles por informações. É importante incluir em seu plano de ensino atividades que estimulem a criatividade, o trabalho em equipe, a comunicação dos alunos, e também a capacidade crítica deles.

Conteúdo

Nessa etapa você terá que descrever um resumo de tópicos que estarão presentes durante a grade curricular dos alunos, e também deverá dizer os conteúdos que serão abordados na avaliação teórica.

Nessa fase também é importante citar os estágios que estarão inclusos no currículo do aluno e a carga horária obrigatória.

Estipular o conteúdo abordado é muito importante para a organização das suas aulas, eles devem ser sempre atuais e citar exemplos atualizados para que os alunos possam fazer links entre o conteúdo e o mundo em que vivem. Também deve despertar o interesse e entusiasmo dos alunos, deve-se para isso transmiti-los utilizando mídias de vídeo, áudio, e outras formas de aula além das aulas expositivas convencionais.

Porque fazer um plano de ensino

Elaborar o plano de ensino é importante tanto para o professor se organizar de forma mais completa ao ministrar suas aulas, visto que se perder entre as matérias vai fazer com que ele perca a credibilidade entre os alunos e também vai fazer com que os alunos tenham dificuldade em assimilar as matérias.

É importante colocar uma sequência lógica nas apresentações das matérias, de preferência uma complementando a outra. Estimular a criatividade e organização dos alunos também é um importante resultado conseguido com o plano de ensino, e também é fundamental fazer um cronograma de datas para que os alunos saibam quando serão ministrados os conteúdos e quando serão as avaliações teóricas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como elaborar um plano de ensino, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como elaborar um plano de ensino

1 comentário
solange
como elaborar um plano de aula para ensino infantil.

Como elaborar um plano de ensino
Imagem: noticias.universia.com.br
Como elaborar um plano de ensino

Voltar ao topo da página