Como educar uma criança com Síndrome de Down

Como educar uma criança com Síndrome de Down
Imagem: google.com

O Síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre quando uma pessoa tem 47 cromossomas em vez de 46. Quando se tem um filho, o desejo de qualquer pai é educá-lo corretamente. Mas esse desejo também pode se transformar em medo de falhar, principalmente quando se tem um filho com Síndrome de Down. Por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos orientá-lo sobre como educar uma criança com Síndrome de Down.

Passos a seguir:
1

Aceitar que o filho tem síndrome de down não é algo fácil para qualquer pai, já que a primeira coisa que se deseja ao conceber uma criança é que ela seja saudável e que tenha uma vida o mais prazerosa possível. Por isso, o primeiro passo para aprender a educar uma criança com deficiência é conversar com outros pais que estejam na mesma situação. Eles saberão orientá-lo com a experiência adquirida.

2

As crianças com síndrome de down precisam de cuidados especiais, bem como ter uma forte ligação com os pais. Promova este tipo de ligação. Estando próximo de seu filho(a), você poderá sentir quais são suas necessidades quando ele não conseguir dizê-lo. Trate de envolver toda a família neste processo: o pai, os irmãos e os familiares próximos. Desta forma, será criado um ambiente confortável para a criança e os vínculos e relações familiares se fortalecerão.

3

Existem serviços especializados para o cuidado de crianças com síndrome de down e as associações específicas de síndrome de down dispõem de terapeutas e médicos que ajudam as famílias a cuidar e educar as crianças. Os professores costumam ir à casa da família para proporcionar uma melhor atenção à criança.

4

As crianças com síndrome de down apresentam atrasos na aprendizagem da fala. Para compensar esta deficiência e favorecer uma boa comunicação, você pode ensinar-lhe a linguagem de sinais em casa e promover a comunicação dessa forma. Assim você saberá quando ele(a) está cansado, se quer comer ou deseja brincar. Esta linguagem pode ser ensinada baseada na repetição de gestos e movimentos.

5

Para melhorar a comunicação com a criança com síndrome de down, fique em frente a ela e estabeleça um contato visual direto, utilize frases curtas e acompanhe essas frases com gestos que ilustrem o que quer dizer. Por último, peça-lhe que vá repetindo tudo o que você diz.

6

A chave para a educação de crianças com síndrome de down é o carinho. Os especialistas garantem que as crianças com síndrome de down devem ser tratadas como as restantes crianças da sua idade. Ainda que a aprendizagem seja difícil, existem casos de jovens com síndrome de down que aprenderam a ser independentes através de uma educação com crianças da mesma idade e que não têm nenhuma deficiência. Se estiver pensando em levá-la a uma escola tradicional, não descarte a ideia se a escola dispuser de mecanismos de apoio para a aprendizagem de crianças com deficiência, pois terá o apoio de seus colegas e aprenderá melhor do que em uma escola específica para crianças com síndrome de down.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar uma criança com Síndrome de Down, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.