menu
Partilhar

Como educar um filho único

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como educar um filho único

Por vários motivos o tamanho das famílias no ocidente está a diminuir e tende a aumentar o número de famílias com apenas um filho. À primeira vista parece que será mais fácil educar apenas um filho do que mais um, no entanto, a simplicidade logística que implica educar um filho único conduz a uma maior complexidade psicológica. Educar um filho único pode ser muito absorvente e estressante para os pais. Ter só um filho tem aspetos positivos não só para os pais mas também para a criança, mais atenção e recursos, maior grau de intimidade com os pais... Estas vantagens também implicam riscos. A atenção exclusiva dos pais pode fomentar na criança um conceito exagerado da sua importância e o apego pode criar dependência emocional do filho pelos pais. Em cada família a dinâmica será diferente e aqui apenas falamos de tendências que se costumam apresentar em filhos únicos. Em seguida encontrará uma descrição dos principais desafios psicológicos que se enfrenta com filhos únicos e algumas dicas para os encarar.

Passos a seguir:
1

O filho único pode ter problemas para estabelecer a sua própria identidade distinta da dos seus pais. O instinto inato que todos as crianças têm de imitar e querer ser como os seus pais e agradar-lhes é muito mais acentuado no caso dos filhos únicos. Para fomentar a sua própria identidade devemos ir com cuidado e não elogiar excessivamente as semelhanças. Devemos promover a diferença elogiando a criança desde muito pequena quando fizer alguma coisa "à sua maneira".

2

Por não ter rivalidade, as tensões e concessões próprias da convivência entre irmãos, o filho único pode apresentar um certo grau de imaturidade emocional e preferir a companhia de adultos, as crianças mais velhas ou mais jovens que eles e evitar a companhia de crianças da sua idade. A convivência obrigatória com crianças da sua idade que acontece na escola pode chegar a solucionar este problema. Para isso é aconselhável que a criança vá para a escola ou cresce aos 3 anos. Se observar que, no parque por exemplo, a criança prefere brincar consigo em vez de brincar com as outras crianças deve incitá-la a brincar com as outras crianças, deve também promover as atividades de lazer em que tenha de se socializar com outras crianças da sua idade: seminários, esportes, teatro...

3

A atenção exclusiva que os pais dão ao filho único tem efeitos muito positivos sobre a autoestima e autoimagem da criança que podem se desdobrar e se converter numa atitude egocêntrica. Para evitar isto devemos promover a autoestima e autoimagem positiva da criança sem cair em exageros pouco realista, dando sempre e desde muito pequenos um feedback descritivo ("Gosto muito desta flor vermelha que pintas-te!" Em vez de "Desenhas muito bem, é a flor mais bonita que já vi!") juntamente com estímulos realistas (Parabéns, pela nota que tiraste a matemática, a ver se no próximo exame pode melhorar! Em vez de "Tu és o melhor da turma e podes tirar as melhores notas da turma!").

4

O apego entre os pais e o filho único faz com que a criança se sinta muito segura e protegida e sinta as bases para uma forte independência à medida que a criança amadurece, uma vez que bem gerido este apego faz com que o adulto filho único se sinta seguro também quando não está com os seus pais. O apego mal gerido gera ansiedade no filho único quando não está com os seus pais. Para que o filho herdar apenas o lado bom do apego devemos fomentar a sua individualidade com atividades que o diferenciem de nós, incentivar que tome as suas próprias decisões, e que cuide de si mesmo. Desde muito pequeno podemos ir introduzindo atividades que autocuidado em que se responsabilize ele mesmo de as fazer, como por exemplo lavar os dentes, fazer a cama... Estas atividades vão aumentando e complicando à medida que a criança cresce, também devemos permitir e inclusivamente incentivar que a criança passe tempo com os seus amigos ou com outras crianças da sua idade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um filho único, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se tem problemas para educar um filho único pode falar com um professor ou um psicólogo.

Escrever comentário

Como educar um filho único
Como educar um filho único

Voltar ao topo da página