Partilhar
Partilhar em:

Como economizar com material escolar

Passo a Passo
 
Como economizar com material escolar

A volta às aulas costuma ser no final de janeiro e cai em um período financeiro que para muitos é uma época difícil em consequência das despesas de final de ano e taxas de impostos do começo do ano. Quem tem filhos sabe que a compra do material escolar pode abalar as contas da casa nessa época.

Um caderno mais bonitinho, um livro novo, aquele estojo da moda, e quando se vê a conta de materiais já pode ter ultrapassado a margem dos três dígitos. Não bastasse a missão de economizar nessa compra, existe ainda a necessidade de não ceder às tantas vontades das crianças que querem tudo novo.

Algumas trocas, reutilização e pechincha podem fazer toda a diferença. Para saber como economizar com material escolar, fique ligado nas dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como etiquetar material escolar
Passos a seguir:
1

Assim que você tiver acesso à lista de materiais, faça uma busca pela sua própria casa por materiais que você já possa ter por lá. Lápis, canetas, estojo, apontador e até cadernos pouco usados são alguns artigos que costumam durar mais do que um ano, ideais para serem reaproveitados e economizar com material escolar. A caça aos materiais inclusive pode se tornar uma espécie de gincana para entreter as crianças e conscientizar sobre o valor das coisas.

Quando você encontrar esses materiais, vá riscando da listinha.

2

Pesquise os preços. Essa regra básica para qualquer tipo de compra pode parecer trabalhosa mas pode fazer toda a diferença na ponta do lápis. Você pode usar telefone e internet para fazer a cotação e logo nessa etapa perceberá que algumas lojas são mais vantajosas para artigos como cadernos, enquanto outras tem mais desconto para livros, por exemplo.

3

Procure sebos e participe de trocas de livros. Os livros didáticos costumam ser os produtos mais caros das listas de materiais. Não é raro que as próprias escolar organizem feiras para promover esse tipo de troca. Também vale conversar com pais de alunos dos anos seguintes e manter os seus livros antigos sempre em bom estado para que outros alunos também possam reutilizar sendo emprestados ou doados, o que ajuda muito a economizar com material escolar.

4

Organize compras coletivas com outros pais de alunos. Os descontos para materiais em grandes podem ter diferenças brutais no valor total. Para isso, você pode tanto optar por uma loja que venda em atacado ou então negociar descontos para grandes quantidades em lojas comuns.

5

Não se esqueça da internet. As lojas online podem ser grandes aliadas na hora de economizar com material escolar principalmente em itens como mochilas, estojos e lancheiras. Quando for fazer a cotação de preços inclua as lojas virtuais na sua lista de lugares para fazer o orçamento.

6

Não deixe para a última hora. Quanto antes você for às compras mais chances terá de economizar com material escolar. Com a aproximação do começo das aulas os materiais tendem a se esgotar e os preços consequentemente a subir, como manda a lei da oferta e da procura.

7

Tente ir sem as crianças. Para economizar com material escolar, a presença dos pequenos nas lojas pode ser estressante pois eles ficam eufóricos com tantas novidades, querem tudo o que há de novo e mais bonito e acabam tirando a concentração na hora de se tomar decisões econômicas. No momento em que eles estão lá fica difícil não ceder aos pedidos.

Negocie essa ida com eles. Você pode combinar que eles não vão mas depois vocês fazer alguma atividade juntos como ir ao cinema, por exemplo. Ou então combine de saírem para comprar um item juntos, como caderno ou fichário, e eles poderão escolher aquele que quiserem.

8

Conscientize a família sobre a importância de economizar com material escolar. Quando as crianças têm um pouco de noção de dinheiro fica mais fácil convencer que eles não precisam que todos os materiais sejam novos e nem os mais caros. Nenhuma criança precisa entender de economia, mas ter a noção de que economizar em certos materiais pode contribuir para o meio ambiente e alcançar objetivos futuros como passeios, por exemplo, deixa as coisas mais claras e interessantes.

9

Faça a sustentabilidade parecer algo mais legal do que já é. Mais do que economizar dinheiro, poupar com material escolar é uma atitude que não incentiva o consumismo e é sustentável. Crianças naturalmente já costumam se animar com a ideia de cuidar da natureza, a missão de economizar com material escolar através de reutilização pode ficar ainda mais legal se vocês fizerem coisas em casa com os materiais como personalizar cadernos ou reciclar giz de cera colorido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como economizar com material escolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como economizar com material escolar

Como economizar com material escolar
1 de 7
Como economizar com material escolar