Partilhar

Como é feito o vidro

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é feito o vidro

Indispensável nos dias de hoje, presente em quase tudo o que temos, desde computadores, celulares, casas, carros. As suas aplicações são imensas e parece não ter fim as suas possibilidades. Todos os dias estamos com ele na mão e nem nos apercebemos da sua importância, mas a verdade é que ele já existe há muitos milhares de anos. E se calhar nunca nos perguntamos de onde veio e como é feito. Até agora. Na continuação deste artigo do umComo vamos explicar como é feito o vidro e as suas aplicações diárias.

Também lhe pode interessar: O que é o antropoceno

Origens do Vidro

A verdade é que o vidro já foi inventado há muito tempo. Existem registros da sua utilização muitos milhares de anos antes de Cristo. Sendo utilizado na altura por sírios, fenícios e babilônios. Existem disputas pela invenção do vidro, sendo que egípcios também consideram ter sido eles os inventores do vidro e não os fenícios. Contudo pode-se afirmar que o vidro surgiu em 4000 a.C. e que os egípcios começaram a utilizar a técnica de sopro em 1400 a.C. Inicialmente o vidro era utilizado apenas para peças de decoração.

Como é feito o vidro - Origens do Vidro

Formando Vidro

Sendo acidental ou não o surgimento do vidro, ele continua a ser feito praticamente com as mesmas matérias-primas. Areia (sílica), preferencialmente do fundo de lagos, sódio, cálcio e outros componentes químicos em menor escala. Estas matérias-primas são aquecidas a cerca de 1500 graus Celsius para que ocorra a fusão entre elas. Ao fundirem-se é criado um material meio líquido viscoso. Com uma cor meio dourada. Essa matéria é escorrida até aos moldes e mais tarde para uma máquina que irá injetar ar, a fim de criar a peça de vidro que se pretende. Em seguida a peça de vidro é colocada num local para resfriar, o chamado recozimento. No final está pronto a ser utilizado.

Se pode fazer vidro de várias cores, para isso basta adicionar os químicos à mistura antes do processo de produção. Atualmente o vidro é feito em fábricas, mas ainda é possível obter peças artesanais, sendo que quem as produz utiliza normalmente a técnica de sopro do vidro para moldar ele de acordo com a peça que pretende.

Como é feito o vidro - Formando Vidro

Indústria do Vidro

A indústria do vidro começou em Inglaterra, e foi lá que se produziu pela primeira vez o cristal. O segundo país a fazê-lo foi Portugal no século XVIII graças à criação da sua própria indústria vidreira e de conhecimento exterior importado. Na altura foram criadas fábricas perto do Pinhal de Leiria, na localidade de Marinha Grande que proporcionavam as matérias-primas necessárias para fazer o vidro e também o material combustível para alimentar as fornalhas.

Na linguagem de comércio um cristal designa um vidro com características de elevada transparência e qualidade, são no entanto vidros com um alto teor de óxido de chumbo, mas como não dispõem de um agrupamento molelucar organizado não podem ser considerados cristais (sólidos). Isto porque o vidro é considerado um sólido amorfo (sem forma), os cientistas consideram que o vidro nem é sólido nem é líquido de acordo com as suas normas para a designação de cada um desses conceitos.

Como é feito o vidro - Indústria do Vidro

Usos e Reciclagem do Vidro

Devido a essa capacidade amorfa e de ser líquido e sólido ao mesmo tempo, porque as suas moléculas apresentam organizações semelhantes aos líquidos mas a sua forma é sólida, o vidro pode ser utilizado para muita coisa, além das variações possíveis. Nesse sentido o vidro pode ter vários tipos:

  • Embalagens - garrafas, frascos, jarros;
  • Plano - automóveis, geladeiras, espelhos;
  • Domésticos - pratos, travessas, panelas;
  • Fibra de vidro - tecidos, isolamento;
  • Técnicos - lâmpadas, televisões, material de laboratório, óculos.

O vidro é um material 100% reciclável, depois de usado e separado conforme as cores, ele é lavado, partido e levado ao forno juntamente com a mistura de areia e outros componentes. Dessa forma volta a ser moldado para usos futuros.

Como é feito o vidro - Usos e Reciclagem do Vidro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como é feito o vidro

Como é feito o vidro
1 de 5
Como é feito o vidro

Voltar ao topo da página