Como é eleito um vereador

Como é eleito um vereador

As eleições são extremamente importantes, e o vereador é um dos participantes de Câmera municipal da sua cidade, por isso é necessário elege-lo por meio de votos. Além do prefeito da cidade, é o vereador quem vai representar o povo na câmera municipal, ele executa várias funções e é muito importante para uma cidade. Se você quer mudanças em seu município, pode recorrer a ajuda de um vereador, já que ele tem o poder de defender, fiscalizar e executar várias funções dentro em prol dos cidadãos. Cada vereador participa de um partido, e segue as ideais do grupo à qual pertence. Quer saber mais sobre como é eleito um vereador? Em UmComo.com.br você aprende!

 

Qual a função do vereador?

O vereador dá ideias para o prefeito, ele elabora projetos e leis em prol da cidade e dos cidadãos. Uma das funções dele, é ouvir os cidadãos e pesquisar sobre os mínimos detalhes do bem-estar da cidade, como por exemplo, garantindo as luzes nos postes de terminadas ruas, fiscalizar se o asfalto de determinada avenida está em ordem, e etc. Depois comunica ao prefeito e junto à ele elabora uma solução ao problema.

 

A eleição e o vereador

Nas eleições, os vereadores são eleitos mediante o número de vagas que o partido que ele pertence consegue na Câmara Municipal, depois disso, é analisado a quantidade de votos que o candidato recebeu. Mais de um candidato do mesmo partido pode se eleger, ganhará quem for mais bem votado pelos cidadãos.

Quando você vota no vereador está elegendo não apenas ele, mas também o seu partido já que ele seguirá os pensamentos pregados por sua coligação; por isso nas eleições você pode também digitar apenas o código referente ao partido, dessa forma ele irá ter mais chances para ganhar as eleições.

Entenda: Vereador pode se candidatar quantas vezes?

Poder executivo x poder Legislativo

Você sabe qual a diferença entre poder executivo e poder legislativo? O poder executivo é formado por: prefeito, governador e presidente e o Legislativo é formado por vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores. Os participantes do poder executivo só preenchem uma vaga, por isso só é eleito um presidente, um prefeito e um governador em cada eleição; já os personagens que compõem o poder legislativo podem preencher mais de uma vaga.

Veja também: Como propor um projeto de lei

Como é o voto branco ou voto nulo?

O voto em branco e o voto em nulo são considerados como cálculo eleitoral, quando muitas pessoas votam nulo ou em branco, diminuem o quociente eleitoral, ou seja, tornam mais fácil que o candidato que obtenha mais votos consiga ganhar. O ideal é que você não vote em branco, e sim pesquise e escolha o melhor partido, que ofereça as melhores propostas, dessa forma você garante que sua cidade consiga representantes que vão trazer benefícios reais para o seu município.

Com título de eleitor em mãos vá ás urnas com sabedoria, escolhendo o melhor representante do povo!

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é eleito um vereador, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas sobre como é eleito um vereador? Então deixe um comentário com a sua opinião, para nós ela é extremamente importante!