Como é eleito um Senador

Como é eleito um Senador
Imagem: noticias.r7.com

No Brasil, o Senador Federal é o representante dos Estados no Congresso Nacional. Esta figura foi instituída na Constituição Imperial brasileira de 1824 e atualmente adota um modelo semelhante ao dos Estados Unidos e Argentina. A votação para o mandato decorre de 4 em 4 anos e, neste artigo umComo.com.br explicamos-lhe como é eleito um Senador. Continue lendo e fique por dentro da vida política no Brasil!

Passos a seguir:
1

É sabido que, no Brasil, o poder legislativo assenta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sendo que ambos compõem o Congresso Nacional. No entanto existem diferenças na forma como são eleitos, e neste artigo explicamos tudo a respeito dos senadores.

2

Cada unidade federativa brasileira deve ter três senadores que a representem. Eles são eleitos por um sistema de voto majoritário, ou seja, ganha quem conquistar o maior número de votos em apenas um turno.

 

3

A cada eleição (realizadas de 4 em 4 anos) são nomeados, de forma alternada, um ou dois senadores, que irão cumprir seu mandato ao longo de 8 anos. Desta forma, quando dois senadores sobem ao poder, existe um terceiro cumprindo seu mandato desde a eleição anterior, ou quando um sobe ao poder já existem dois ocupando a mesma posição.

4

No caso de ir a eleições apenas um senador, este será escolhido em função de uma maioria relativa. Ou seja: cada eleitor vota em um senador para o eu Estado e vence quem obtiver maior número de votos.

 

5

No caso de irem a eleições dois senadores para cada Estado, os eleitores devem votar em dois candidatos da sua preferência, e os que obtiverem maior votação serão eleitos.

Vale a pena ressaltar que, neste caso, a ordem da votação é indiferente: ambos os candidatos terão a mesma oportunidade de conseguir o mandato.

Veja também: Como propor um projeto de lei

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é eleito um Senador, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.