Como dizer aos meus pais que sou gay

Como dizer aos meus pais que sou gay

Antes de dizer aos seus pais que é gay, deve estar consciente de que esta é uma notícia forte para eles, uma vez que, como todas as famílias do mundo, tinham imaginado e idealizado uma vida para si.

É provável que a primeira reação dos seus pais seja negativa, terão medo do desconhecido. Trata-se de ter paciência e pensar que, pouco a pouco, as suas respostas ofensivas se irão transformar em aceitação.

Continue lendo este artigo e aprenda, passo a passo, como falar com os seus familiares sobre a sua homossexualidade.

Como dizê-lo e preparação

Todas as famílias são diferentes, portanto, não existe uma fórmula secreta para dizer aos seus pais que é lésbica ou gay e sair tranquilo da situação.

De todas as formas, existem reações comuns, normalmente ficarão surpreendidos. Podem já ter tido suspeitas acerca da sua orientação sexual durante anos, e mesmo assim, será como um duche de água fria.

Deve estar consciente de que, a não ser que seja um caso excepcional, os seus pais passarão por uma fase de aceitação em que se sentirão tristes, desiludidos e irritados. Podem até usar palavras pejorativas sem realmente estarem conscientes das mesmas. Tenha paciência, com o tempo aprenderão a aceitá-lo.

Reflita: confidência e familiar de confiança

Se se sente seguro consigo mesmo, se se aceita e se sente que é o momento de dizer aos seus familiares: em frente!

Agora é o momento de você fazer outra pergunta, se vai dizer aos seus pais em separado? Talvez tenha mais afinidade com a sua mãe, ou ao contrário, ou um dos dois faça menos comentários homofóbicos e parece mais compreensivo. Normalmente, muitos homossexuais escolhem o familiar com se se sentem mais seguros, planeie este ponto.

Procure o momento adequado

Escolha o momento perfeito. Todas as famílias têm esse momento adequado para falar de temas sérios, procure e aproveite esse momento quando sentir que ele chegou.

Tente anunciá-lo através da honestidade e do amor. Se sente vontade de ser sincero com os seus familiares, é precisamente por essas duas razões. Se não sabe o que dizer, pode ser que funcione um "papai, mamãe, sou lésbica/gay e gostava de poder falar deste fato com vocês porque vos amo muito".

Existem mil maneiras de sair do armário e todas são adequadas, outras pessoas optam por um "papai, mamãe, quero dizer-vos algo que nunca vos contei por medo de rejeição..." ou "Eu sei desde os X anos que sou homossexual mas nunca vos disse porque tinha medo de vos magoar.". Tem inúmeras formas de dizer que é homossexual, escolha a que mais se identifique com os seus sentimentos.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como contar para os pais que está namorando.

Reação imediata

Os seus pais podem reagir contestando com alguma frase ou pergunta dolorosa como por exemplo, "como pode ter a certeza com a tua idade?", "isto são as companhias...", "todos nós já passamos por uma etapa em que nos perguntamos sobre o que gostamos, deves estar confundido" e inclusivamente "vamos ao psicologo".

Tenha em conta que a homofobia (ódio e preconceito contra os homossexuais) baseia-se na ignorância e apenas desaparecerá quando as pessoas que sofrem desta doença adquirirem informação. Trate de manter uma atitude positiva e encha-se de paciência nos dias difíceis.

Obtenha material informativo

Procure um livro, um filme documental de qualidade que possa servir para os seus pais aceitarem a sua orientação sexual.

Conclusão

Você é uma pessoa individual e a sua família montou a sua própria dinâmica e forma de ser. A homossexualidade faz parte de si e pertence-lhe a si a forma como deseja contar às outras pessoas, como e quando quiser.

Desde umComo desejamos-lhe boa sorte se está passando por um momento difícil, lembre-se, "It gets better".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer aos meus pais que sou gay, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.