Os pais adotivos

Como dizer ao meu filho que ele é adotado

Como dizer ao meu filho que ele é adotado

Quando um casal adota uma criança, encontra-se frente a uma série de questões que, às vezes, não saberá como responder. Não existe um manual que explique como sermos pais, no entanto, há certas pautas que permitirão que a relação pai - filho se construa sobre a base do respeito, confiança e sinceridade. É frequente os pais se questionarem se devem explicar a seus filhos que são adotados ou se devem guardar segredo. Os especialistas no assunto recomendam que as crianças que foram adotadas saibam a respeito de sua condição, já que isto será fundamental no momento de construção da identidade. A seguir, apresentaremos a você como dizer ao seu filho que ele é adotado.

Passos a seguir:

1

Quando. Não existe o momento perfeito, você não deve planejar qual é o melhor momento para falar com seu filho, porque nunca será um momento ideal. Alguns especialistas no assunto recomendam que o tema vá sendo desenvolvido à medida que a criança faça as perguntas típicas da idade a respeito de sua origem. É importante estar preparado para quando esse momento chegar, e é fundamental encará-lo com a maior naturalidade possível.

2

Como. A informação que daremos ao nosso filho vai ser de acordo com a sua idade. Não recomendamos que se ofereça toda a informação na primeira vez que a criança perguntar, já que será muita informação a processar e não fará mais que confundi-la. A criança saberá quando voltar a perguntar a respeito, não devemos nos assustar se no começo ela não demonstrar muito interesse.

3

Confiança. Você deve transmitir a seu filho a confiança suficiente para que ele tenha a liberdade de lhe perguntar todas as coisas que lhe interessarem quando lhe parecer apropriado. Pode ocorrer que ele pergunte a mesma coisa em diferentes etapas de sua vida, isto significa que está processando o assunto. Você deve estar aberto e preparado para as perguntas que ele lhe possa fazer sobre sua origem. É importante que ele sinta que pode falar com você.

4

Sinceridade. Todas as perguntas que ele fizer a respeito de sua origem devem ser respondidas com total sinceridade. É fundamental que a criança conheça seu passado para poder construir sua própria identidade. Mostre-se cooperativo em tudo o que seu filho queira saber. Se ele quiser procurar mais informação sobre seus pais biológicos, apoie-o. É fundamental que ele saiba que vocês como pais, vão estar sempre com ele.

5

Apoio. Quando as crianças ficam sabendo que foram adotadas, costumam ter a fantasia de que seus pais biológicos os abandonaram porque eram maus. Por isso, é fundamental falar com absoluta franqueza com a criança e explicar a ela o amor que vocês, como pais, sentem por ela. Mostre-lhe seu amor e conte como vocês ficaram felizes quando a adotaram. Transmita-lhe estabilidade e segurança.

6

Reação. Frente à notícia, a criança pode reagir de várias maneiras. Em alguns casos, elas tendem a ter condutas problemáticas, mudanças repentinas de humor, entre outros. Mas fique tranquilo, é parte do processo de aceitação. Se estas condutas se tornarem persistentes, consulte um profissional. A psicoterapia pode ajudar neste processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer ao meu filho que ele é adotado, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Se você sente dificuldade de dizer a seu filho que é adotado, consulte um especialista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
simone alves santos
ola boa tarde, tenho um filho de coracao, e a pouco tempo falamos p ele, hoje ele esta com 5 aninhos, mas nao estou sabendo explicar pq nao nasceu da minha barriga e sim do meu coraçao?? poderiam me ajudar??
Como dizer ao meu filho que ele é adotado