Como determinar as direções Norte, Sul, Leste e Oeste - Métodos simples

Como determinar as direções Norte, Sul, Leste e Oeste - Métodos simples
Imagem: geopibid.blogspot.com

É sempre interessante saber como determinar os pontos cardeais de forma rápida, seja qual for a situação, em um campo, acampamento, aulas de geografia, por não ter nada melhor para fazer ou até mesmo na jardinagem. Estes pontos que se encontram no que a gente chama de rosa dos ventos, símbolo que serve como referência geográfica.

Neste artigo umCOMO te ensina como determinar as direções Norte, Sul, Leste e Oeste com alguns métodos.

Passos a seguir:
1

O primeiro método consiste em localizar a posição onde o Sol nasce, é o método mais comum mas não é muito preciso pois o sol não nasce no ponto cardeal leste, ou seja no ponto principal e sim no lado leste, mas ainda sim é um método eficiente.

2

E aí, se você se perguntou se perguntou se o sol nasce no leste ou oeste?

Após localizar a posição do sol, estenda seu braço direito para ele e faça o mesmo com o esquerdo, mas para a direção oposta. No seu braço direito você terá o Leste e no esquerdo o Oeste.

Imagem: escolakids.com
3

Nesta mesma posição, as suas costas estarão direcionadas para o Sul e a sua face para o Norte.

Como foi dito esse método não é o mais eficiente pois não tem tanta precisão, apesar de ser o mais fácil e rápido de se fazer, você pode usar para impressionar seus amiguinhos.

4

Agora, caso você esteja realmente perdido na floresta ou numa trilha, algo do tipo, e precisa descobrir os pontos cardeais para se localizar num mapa, por exemplo, temos métodos mais eficientes, em casos diurnos ou noturnos, e nenhum deles consiste em achar o norte no Google no Maps.

5

Se estiver dia, de manhã ou à tarde (se for muito tarde este método pode não ser tão eficaz) você pode descobrir os pontos cardeais utilizando um pauzinho e duas pedras.

Firme o graveto no chão em um local onde o sol possa iluminá-lo. Ache a sua sombra e coloque a primeira pedrinha sobre este local, a segunda você irá colocar após 10 ou 15 minutos quando a sombra do graveto estiver sobre outro local (por causa do movimento do sol). Após colocar as duas pedrinhas, faça um risco entre as duas pontas que ligue a pedra 1 à pedra 2.

A pedra 1 marca o Oeste e a 2 marca o Leste, do lado direito do Leste se encontra o Sul e do lado esquerdo do Leste se encontra o Norte, entendeu? Não? Ok.

Do lado esquerdo do Oeste se encontra o Sul e do lado direito do Oeste se encontra o Norte.

6

Caso já seja noite, você terá que localizar as direções pelas estrelas em especial o cruzeiro do sul, que nos proporciona a melhor forma de determinar as direções.

Note que essas estrelas formam uma espécie de cruz (de onde vem o nome) que "aponta" para um ponto imaginário no céu, exatamente no polo sul. Para identificar este ponto no céu você deve medir aproximadamente cinco vezes a distância entre a linha imaginária entre as duas estrelas "verticais da cruz". Este ponto será o sul e para encontrar as outras direções basta se posicionar de costas para ele e realizar o mesmo processo explicado na primeira e segunda instrução.

Entenda que para determinar as direções com estrelas você precisará ser especulativo e ser bom de cálculos mentais.

Sugestão: Ferramentas fundamentais de sobrevivência

Imagem: cdcc.usp.br
7

No caso de Norte, Sul, Leste, Oeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste, entenda que:

  • Nordeste fica entre Leste e Norte;
  • Noroeste está entre Norte e Oeste;
  • Sudoeste está entre Oeste e Sudeste;
  • Sudeste está entre Sul e Leste.

Veja também: Como se orientar com uma bússola

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como determinar as direções Norte, Sul, Leste e Oeste - Métodos simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.