Partilhar

Como desenvolver a inteligência emocional nas crianças

Imagem: pequebebes.com

A inteligência emocional refere-se às habilidades de uma pessoa para compreender seus sentimentos e os dos restantes. É algo realmente importante para o desenvolvimento de nossa vida adulta. Portanto, é importante que nossos filhos aprendam os fundamentos da mesma. Em umComo.com.br mostramos-lhe como desenvolver a inteligência emocional nas crianças.

Também lhe pode interessar: Como estimular a criança a desenhar
Passos a seguir:
1

A inteligência emocional de nossos filhos pode ser estimulada através de alguns exercícios que devemos realizar com eles.

2

Devemos deixar claro em todo momento que seus sentimentos são importantes. Para isso, devemos deixar que se expressem abertamente, mas também lhes perguntar. Assim, eles mesmos poderão dar nome a estes sentimentos, identificando se estão tristes, contentes ou aborrecidos.

3

Evidentemente há muitos sentimentos que eles mesmos não poderão reconhecer. Por este motivo, é importante que nós mesmos lhes falemos sobre as emoções, lhes ensinando o que é o medo, o aborrecimento, a tristeza, a alegria ou a excitação perante novos desafios.

4

Para que estes exercícios sejam frutíferos, os pais se encarregarão de criar um ambiente familiar baseado no entendimento e diálogo.

5

Para além disso, temos de tentar ajudar nossos filhos com os sentimentos e emoções mais desagradáveis. Para isso, devemos dar-lhes ferramentas para poder enfrentá-los. Se vemos que estão muito nervosos devemos incentivá-los a respirar fundo e a contar até três.

6

Na inteligência emocional, a empatia é essencial. Por isso devemos tentar que nossos filhos possam compreender também os estados de ânimo dos outros. Não lhes devemos negar que estamos tristes, pois devem saber reconhecer isso nos outros.

7

Um bom exercício é brincar de reconhecer as emoções nas personagens de seus contos favoritos bem como em suas séries de desenhos animados.

8

Outro exemplo de educação emocional poderia ser pegar umas cartolinas e desenhar crianças com algum sinal destas emoções. Isto servirá para que eles as identifiquem.

9

Por último, devemos tentar ajudá-los a expressarem-se, pois não esqueçamos que são crianças e que seguramente não saberão muito bem como lidar com todas essas novas sensações que surgem no dia a dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desenvolver a inteligência emocional nas crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como desenvolver a inteligência emocional nas crianças

Imagem: pequebebes.com

Voltar ao topo da página