
Os animais sempre tiveram um papel muito importante na cultura dos índios americanos. Não eram apenas serem com quem eles conviviam, mas também eram vistos como guias e protetores e, de certa maneira, como seres superiores. Eram chamados de totem, animal de poder ou animal espiritual. Segundo esta filosofia, você não escolhe o se animal espiritual, é ele quem escolhe você. Contudo, os índios americanos notaram duas coisas: que as pessoas nascidas em determinadas datas tinham características semelhantes a determinados animais e, que a cada 13 luas, se iniciava um novo ciclo estacional.
Segundo essas duas premissas, eles criaram um calendário lunar usando a carapaça de uma tartaruga que continha 13 círculos. A chamada roda medicinal continha a representação e união dos elementos, dos pontos cardeais, das estações e das cores identificativas. Cada animal foi associado a um círculo, nascendo assim o horóscopo dos índios americanos. Se você gostaria de saber qual é o animal que te corresponde de acordo com o seu horóscopo, continue lendo este artigo do umCOMO: Como descobrir meu animal de poder ou animal espiritual?
Lontra: animal de poder
Pessoas que nasceram entre 20 e 18 de fevereiro têm a lontra como animal de poder. Geralmente, são pessoas independentes e com uma visão diferente da realidade. Como a lontra faz as coisas de um jeito pouco habitual, os outros podem ter dificuldade em compreendê-la em alguns casos. O seu tipo de pensamento é, muitas vezes, o mais adequado, mesmo que não seja o preferido dos demais pleos seus métodos pouco convencionais.
A lontra é caracterizada pela sua inteligência e criatividade, assim como pelo seu jeito de encontrar soluções onde mais ninguém as vê. As lontras ão animais são atentos, serviciais, compreensivos e honrados. Contudo, no seu lado mais extremista, também podem ser rebeldes, solitários, lascivos e implacáveis.

Lobo: animal de poder
O lobo é o animal espiritual de quem nasceu entre 19 de fevereiro e 20 de março, sendo pessoas apaixonadas e emocionais. Este é o signo nativo americano mais associado ao coração e à filosofia. Logo, este é o animal que compreende melhor as emoções dos outros, estando sempre dispostos a dar amor a quem necessita.
O lobo é conhecido como o professor dos professores, já que todas pessoas próximas dele recebem conselhos sábios. Contudo, também se diz que o lobo é o signo mais independente de todos, sendo teimoso, obsessivo e pouco prático no seu extremo.
Falcão: animal de poder
O falcão é o totem índio de quem nasce entre 21 de março e 19 de abril. O falcão tem uma mente engenhosa e é perfeito para tomar decisões nas piores situações. Possui um instinto natural para a liderança e sempre se foca nos seus objetivos, assim como o falcão persegue a presa até conseguir caçá-la. A sua capacidade de concentração é o mais característico deste signo do zodíaco dos índios americanos.
O falcão aproveita sempre as oportunidades que se apresentam, nunca hesitando em expressar a sua opinião aos outros. Por esse motivo, e apesar de ter razão com frequência, pode ser visto como um pouco presunçoso, além de ser o signo mais feroz de todos. No seu lado mais pessimista, pode ter pouca paciência, falta de respeito e até mesmo parecer egoísta e queixoso.
Castor: animal de poder
Quem nasce entre entre 20 de abril e 20 de maio tem o castor como totem. Os castores amam liderar situações, sendo também um animal que é muito flexível que se adapta facilmente a tudo. O castor é eficiente e tranquilo, sendo sempre um grande profissional na hora de realizar tarefas, buscando sempre a perfeição no seu trabalho. Estas pessoas são inteligentes, embora costumem ser um pouco obstinadas na hora de trocar pontos de vista.
No entanto, o castor pode ser muito leal, compassivo, prestável e generoso. No seu lado negativo, tem tendência a ser covarde, a perder os papéis, a ser teimoso e possessivo.

Cervo: animal de poder
Se você nasceu entre 21 de maio e 20 de junho, o seu animal espiritual é o cervo. Na cultura nativo-americana, este animal representa a criatividade. É engenhoso, alegre e inspirador e, geralmente, se destaca pela sua capacidade de fazer os outros rir. Também é um excelente orador que sempre tem algo para falar. Os cervos são amáveis e, no geral, são o elemento central nos círculos sociais. Também são pessoas que se preocupam com a natureza e o meio ambiente e podem até ser exigentes no que diz respeito à aparência pessoal.
No seu lado menos bom, podem ser presunçosos e um pouco egocêntricos, temperamentais, preguiçosos e até mesmo um pouco bipolares em alguns casos. No entanto, no seu lado mais positivo, costumam ser muito carinhosos e protetores com quem amam, sendo fácil lidar com um cervo e ter uma boa relação com ele.
Pica-pau: animal espiritual
Quem nasceu entre 21 de junho e 21 de julho tem o pica-pau como signo zodiacal. Este é o totem mais eficiente carinhoso de todos e o que costuma escutar mais os outros. São, por esse motivo, os mais empáticos e compreensivos de todos. Se considera que quem nasceu sob este signo do zodíaco será um bom pai ou mãe, um amigo excelente e um sócio perfeito.
Embora possa ser um pouco ciumento, possessivo e temperamental, o pica-pau é, no geral, dedicado, carinhoso, romântico, organizado e alguém em quem podemos confiar.

Salmão: animal de poder
Se você nasceu entre 22 de julho e 21 de agosto, o salmão é o seu animal interior. É um animal centrado, intuitivo e cheio de vitalidade. Os seus pontos fortes são a criatividade e o entusiasmo, sendo capazes de motivar os outros naturalmente. Os salmões costumam ser pessoas com muitos amigos graças às suas características. Além disso, são muito inteligentes, generosos e intuitivos. Quando um salmão tem um objetivo, sempre faz de tudo para alcançá-lo, mas nunca sozinho: sempre encontra quem acompanhe e ajude.
No seu lado mais luminoso, o salmão é uma pessoa que se entrega com facilidade, tranquila, estável e sensual nas relações sentimentais. Contudo, também pode ser um pouco vulgar, egocêntrico e preconceituoso.
Urso: animal de poder
Para os nativo-americanos, o urso é o animal espiritual de quem nasceu entre 22 de agosto e 21 de setembro. Este é o animal mais pragmático e firme na hora de lidar com situações problemáticas, sendo frequentemente a pessoa a quem os outros pedem ajuda em circunstâncias difíceis. O urso pode ser alguém que se entrega facilmente, muito generoso e cheio de amor incondicional pelos outros. É por isso que costuma que sempre se relaciona super bem com quem nasceu sob o signo do mocho.
Uma pessoa urso tem tanta humildade que pode chegar a ser tímida em algumas ocasiões. Além disso, os ursos são perfeitos para ensinar, já que transmitem os seus conhecimentos com uma temperança contagiosa para todos. Contudo, a nível de defeitos, pode ser um pouco cético, vago e reservado.

Corvo: animal de poder
Pessoas cujo aniversário está entre os dias 22 de setembro e 22 de outubro nasceu sob o signo do corvo, outro dos signos mais entusiastas. Os corvos têm tendência para ser pessoas empreendedoras, muito carismáticas e de energia positiva e, por isso, todo o mundo escuta um corvo quando ele tem uma ideia. Também são pessoas idealistas e, ao mesmo tempo, um pouco calculistas.
No seu melhor lado, o corvo é um animal romântico, delicado e muito fácil de lidar. Quando falamos de relações, é intuitivo e paciente. Contudo, no seu lado mais escuro, pode ser rancoroso, incoerente e ter uma atitude que incomoda os outros.
Serpente: animal de poder
Se você nasceu entre 23 de outubro e 22 de novembro, o seu signo nativo-americano é a serpente. Este animal é o símbolo do xamanismo e, por isso, quem possui este totem índio está muito ligado ao mundo espiritual. Além disso, a medicina está muito ligada à serpente, não sendo de estranhar que esse seja um dos campos favoritos destas pessoas. Deviso à sua conexão com o espiritual, pode ser visto como alguém misterioso e até um pouco assustador.
Nas melhores circunstâncias, a serpente é uma pessoa muito divertida, prestável, carinhosa e sensível. No entanto, quando o seu lado negativo vence, a serpente pode virar uma criatura violenta, volátil, desencorajadora e um pouco sinistra.

Mocho: animal de poder
O mocho é o animal espiritual de quem nasceu entre 23 de novembro e 21 de dezembro. Este é o signo mais adaptável e flexível de todos, sendo fácil de tratar, natural, carinhoso e muito amigável. O mocho ama a aventura e viver novas experiências mas, na hora de ser sério, sabe "pegar o touro pelos chifres". Contudo, nestas situações o mocho pode deslizar, ficando descuidado, imprudente e desconsiderado.
Quem nasce sobre este signo tem muito talento para ensinar e para artes, já que é um animal com muita sabedoria. No que diz respeito a relações, o mocho é uma criatura apaixonada, delicada e muito atenciosa com o parceiro. Na sua faceta negativa, o mocho pode ter tendência para ser agressivo, cortante e indulgente.
Dica: Acesse também esse artigo e descubra qual meu anjo da guarda pela data de nascimento.
Ganso: animal de poder
Por último, quem nasce entre 22 de dezembro e 19 de janeiro pertence ao signo nativo-americano do ganso. Estas pessoas são perseverantes, ambiciosas e tenazes. Na hora de perseguir uma meta, o ganso luta pela sua vontade própria e não pelos desejos dos outros. Os seus impulsos e constância em tudo aquilo a que se dedicam fazem com que o ganso siga em frente em todos os momentos da sua vida. É por isso que eles amam objetivos físicos e profissionais.
O ganso também é um bom amigo, pelo que os seus amigos sempre o consultarão quando necessitam de ajuda. Nas relações, o ganso pode ser amável, sensual e apaixonado. Contudo, nos momentos maus pode cair em adições e obsessões.
Agora que você já sabe como descobrir o animal de poder ou animal espiritual, confira também como saber meu signo no zodíaco chinês.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o animal de poder ou animal espiritual, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.