Como decompor números decimais

Como decompor números decimais

Números decimais são aqueles que possuem vírgula, tipo 0,25; 4,2, etc. E eles são assim, porque eles tem casas de centenas, dezenas ou unidades e também porque podem ser convertidos em frações. Só que, para isso, é necessário decompor os números de cada casa a fim de converter para o fracionário. A prática da decomposição de números permite que as pessoas entendam padrões e relações entre algarismos dentro de um número maior e entre números dentro de uma equação. Claro, matemática é questão de repetição, se não fizer e refizer as contas várias vezes, será mais difícil de aprender. Mas é fato que quando a pessoa compreender o valor e função de cada número, vai ser capaz de entender a relação entre os diferentes formatos para exprimir os números. Portanto, se você é daqueles que não entendem quase nada de matemática, ou era um péssimo aluno na matéria, fica tranquilo. É só ler este artigo do umCOMO sobre como decompor números decimais.

Como funcionam os números decimais

Para saber como decompor números decimais, primeiro é necessário entender como eles funcionam. Numerais decimais são aqueles em que é necessário o uso de uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. Toda vez que vemos um número, como 2,5, que a gente sempre diz “dois vírgula cinco”, mas está errado. É que todo número que é escrito de maneira decimal vira fração, isso através da decomposição de números.

Como decompor números decimais

Agora que você já tem uma noção de como funcionam os números decimais, vamos colocar um pouco em prática como decompor e entender como é feita a conta. Você pode decompô-los, mas cada número depois da vírgula tem de ser posto numa posição escrita também com vírgula.

Por exemplo: no número decimal 2,5 o 2 é a parte inteira do número e o 5 é a parte decimal. Portanto a soma dos dois gera o número 2,5. Veja só: 2+0,5 = 2,5. O número 0,5 permanece decimal. Para fazer um número fracionário disso, é só olhar que ele não possui nenhuma parte inteira. Só a decimal. Então o 0,5 = 5/10, daí o estudante pode dizer que 2,5 é o mesmo que 2+5 resultando em dois inteiros e cinco décimos.

Destrinchando os números decimais

Para que você entenda um pouco melhor como decompor números decimais, vamos fazer mais alguns exemplos. Suponhamos que temos temos o número 905. Como posso decompor isso? O que esses números representam?

Primeiro vamos pensar nos valores posicionais. O número 9 está na casa das centenas, ele representa 900. Portanto posso escrever também como 9x100. Já o 0 não tem valor nenhum, então não representa nada. O 5 representará 5 unidades. Ou seja 900 + 5 ou 9x100 + 5X1. E agora, qual é o correto a se fazer? Eu somo primeiro e depois multiplico ou faço o contrário? Bom, a dica e o certo é sempre fazer a multiplicação primeiro.

Continuando o cálculo, porém pelo lado direito da vírgula, o 0 está na casa de décimos e não representa nada novamente, pois é zero. Depois o 7 representa 7 centésimos, 7/100 ou 7x1/100. Então a conta ficará 9x100 + 5x1 + 7x1/100. Após isso, passamos para a casa dos milésimos.

Temos 4 milésimos que representa 4/100 ou 4x1/1000. O Cálculo final será 9x100 + 5X1 + 7x1/100+ 4x1/1000.

Dá para quebrar o número decimal também. E decompô-lo também separando os dois lados. Decomponha o número 532,47, por exemplo.

  • O 5 está na casa das centenas, então, deve ser escrito como: 500
  • O 3, na das dezenas, então fica: 30
  • O 2, na das unidades, então fica: 2
  • O 4, na dos decimais, então fica: 0,4
  • O 7, na dos centésimos, então fica: 0,07

A resposta final pode ser escrita como: 537,47 = 500 + 30 + 2 + 0,4 + 0,07

Dica: Confira também quais são os números racionais nesse artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decompor números decimais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.