Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar do umbigo do bebê

Como cuidar do umbigo do bebê

O cordão umbilical é o que liga o bebê à placenta dentro do útero do mãe, sendo responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio necessários para o seu desenvolvimento e sobrevivência. Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, ficando um pedacinho dele de cerca de 2 ou 3 centímetros na barriga do bebê, ao qual se chama de coto umbilical. Mamães de primeira viagem sempre costumam ter muitas dúvidas e, uma das mais comuns é relacionada com os cuidados do umbigo do bebê, quanto demora o coto para cair e o que fazer em certas situações. Para esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como cuidar do umbigo do bebê.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo do bebê

Como limpar o umbigo do bebê

Após o parto, o cordão umbilical é pinçado e cortado pelo obstetra, ficando o bebê com um pedacinho de 2 a 3 centímetros na sua barriga. No início, o coto umbilical tem uma aparência gelatinosa, amolecida e de cor branca-azulada. Com o tempo o coto vai se tornando mais escuro e seco. Até que o coto umbilical caia, ele deve ser limpo e seco para evitar infecções.

Para higienizar o coto umbilical, deve primeiro lavar bem e secar as mãos. Depois basta higienizar o umbigo do bebê passando um cotonete com álcool 70% (à venda em farmácias) na base e no coto umbilical, e deixar secar ao natural. Após o coto secar, pode cobri-lo com a fralda do bebê, mas nunca com uma faixa. Caso o coto umbilical fique sujo com xixi ou cocô, basta limpar com água ou com água e sabão. É indicado limpar o coto umbilical a cada troca de fralda e após o banho. Não tenha medo de tocar no coto umbilical, pois o bebê não sente qualquer dor.

Estas são as indicações de higienização do coto umbilical no Brasil, no entanto em outros países a indicação médica pode ser diferente. Em alguns sítios a indicação é de não dar banho ao bebê até o coto cair. Por isso, siga sempre as indicações do seu médico no que diz respeito aos cuidados do seu bebê.

Quanto tempo o cordão umbilical demora para cair

Entre 10 e 21 dias após o nascimento do bebê, o coto vai secar e cair. Quando o coto umbilical seca e cai fica uma pequena ferida que pode levar de uma semana a 10 dias para cicatrizar. Para não infetar, a indicação é limpar devidamente esta pequena ferida utilizando um cotonete e álcool 70% sempre que trocar a fralda.

Às vezes esta pequena ferida pode demorar mais tempo para cicatrizar, mas isso não tem que significar um sinal de alerta. O fato do umbigo apresentar pus, não significa que haja infecção. Também é comum aparecer um pouco de sangue na fralda do bebê. No entanto, caso a região ao redor fique vermelha, inchada, o umbigo continuar sangrando, apresentar mau cheiro, o bebê apresentar febre, falta de vontade de mamar e desânimo, então deverá consultar o pediatra.

A queda do coto umbilical é algo que varia muito de bebê para bebê, no entanto se demorar para cair, contate o seu pediatra só para se certificar de que tudo está bem.

Umbigo alto depois do coto cair

Após a cicatrização da ferida causada pela queda do coto, pode acontecer o umbigo do bebê ficar alto, o que pode ser sinal de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns em bebês, podendo aparecer em 10 a 20% dos bebês. Os sintomas de uma hérnia umbilical no bebê é o inchaço ou protuberância perto da cicatriz umbilical, podendo variar em tamanho.

Por norma, a hérnia umbilical não requer tratamento, acabando por desaparecer sozinha. No entanto, deve falar sempre com o pediatra sobre isso e seguir suas indicações. O pediatra acompanhará a hérnia umbilical e, quando o bebê atingir 1 ano, ele irá avaliar a necessidade ou não de tratamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar do umbigo do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Não é recomendável usar qualquer receita caseira ou outros produtos não prescritos pelo médico para limpar o coto umbilical do bebê, pois corre-se o risco de infecção no local.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como cuidar do umbigo do bebê

Como cuidar do umbigo do bebê
1 de 3
Como cuidar do umbigo do bebê