Partilhar

Como cuidar do peito durante a amamentação - Dicas simples!

Por Sara Viega. Atualizado: 26 junho 2017

A amamentação é um dos períodos mais bonitos da maternidade, pois trata-se do primeiro contato com o bebê, um momento especial para estreitar laços e fazer ele se sentir querido, cuidado e protegido. Nem sempre é fácil, porém, algumas medidas podem ajudar-lhe a diminuir as dores e manter a saúde do seu pequeno. Em umComo.com.br oferecemos a você a solução para descobrir como cuidar do peito durante a amamentação.

Também lhe pode interessar: Como passar do peito à mamadeira
Passos a seguir:
1

Durante a amamentação lave seu peito apenas com água evitando o sabão e, deixe de preferência seus seios secarem ao ar livre, sem usar uma toalha, pois a área provavelmente está sensível e poderia machucar.

2

As rachaduras são típicas da amamentação e é provável que precise melhorar a posição do seu bebê ao dar de mamar. Certifique-se de que o peito esteja no fundo da boca da criança com o mamilo em contato com o palato mole (fundo do céu da boca) do bebê.

Após cada amamentação aplique um pouco do leite em todo o bico e deixe secar ao ar livre; este é um dos melhores truques para prevenir e curar as rachaduras.

3

Se usar almofada de amamentação (discos de amamentação) é necessário que elas deixem o seio transpirar, para que a umidade não fique ali; desta forma, não terá problemas nos bicos dos seios e eles ficarão livres de bactérias. Troque-os regularmente para não manter a umidade e consequentemente evitar o surgimento de fissuras. Para garantir, tenha sempre discos extras na bolsa.

4

Os sutiãs devem ser especiais para a amamentação, para que seu peito fique confortável e no melhor estado possível. Na hora de escolher, invista em sutiãs de amamentação com alças largas que suportem bem o volume e tenham abertura para dar de mamar. O tamanho ideal é aquele que suporta mas não aperta as costas e não deixa marcas. Os tecidos de algodão são mais indicados por suportarem altas temperaturas na lavagem.

5

Existem alguns cremes hidratantes indicados por médicos para acalmar seios sensíveis com rachaduras, eles devem ser indicados por um médico. Se você é adepta de algum destes cremes, antes de amamentar utilize um algodão úmido para limpar o creme do bico do peito e evitar que ele se transfira para a boca da criança.

6

Se você usa a bombinha de leite pode machucar os mamilos e causar dermatites. É importante usá-lo corretamente e sempre esterilizado. Saiba como esterilizar o tira-leite.

7

Sempre que tiver a oportunidade deixe que a região receba um pouco de sol, isso ajuda na cicatrização das rachaduras. Um banho de sol de 15 minutos por dia é suficiente. O ideal é que seja o sol antes das 10h ou depois das 16h.

8

É muito importante que, cada vez que for dar o peito ao seu bebê, você tenha as mãos corretamente lavadas e desinfetadas com sabão de preferência neutro, para manter a higiene e impedir que as bactérias entrem em contato com o leite ou com a boca do pequeno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do peito durante a amamentação - Dicas simples!, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Siga estas recomendações para manter seus seios saudáveis e em bom estado.

Escrever comentário sobre Como cuidar do peito durante a amamentação - Dicas simples!

Voltar ao topo da página