Partilhar

Como cuidar de gêmeos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de gêmeos
Imagem: ahduvido.com.br

Para os pais de primeira viagem, cuidar de um recém-nascido pode ser uma tarefa árdua, mas imagine se a surpresa vier em dose dupla e o casal tiver gêmeos? Os cuidados agora devem ser redobrados. Para todas as mamães e papais tirarem de letra, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como cuidar de gêmeos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do umbigo do bebê
Passos a seguir:
1

Quando o casal tem filhos gêmeos, a mãe deve pensar em contar com o auxílio de uma pessoa.

Como cuidar de gêmeos - Passo 1
Imagem: fatulmedicului.ro
2

O melhor é que o pai esteja sempre ajudando nas tarefas diárias, mas como em geral apenas a mulher tem direito à licença no trabalho, é preciso considerar a ajuda de outra pessoa. Pode ser alguém da família, como mãe ou sogra, ou mesmo contratar uma profissional para as atividades domésticas e mesmo para dar suporte em alguns momentos.

3

Na hora de amamentar os gêmeos, o ideal é que a mãe encontre uma posição confortável para que possa amamentar os dois bebês ao mesmo tempo. Na primeira vez pode parecer mais difícil, mas aos poucos é possível pegar a prática.

4

Para facilitar a mamada em dose dupla, a mãe pode usar um travesseiro de amamentação para acomodar os bebês. Almofadas também ajudam nessa hora, a ideia é que com elas a mulher faça menos força com os braços para segurar ambos ao mesmo tempo.

5

Quanto à quantidade de leite, o corpo da mulher que teve filhos gêmeos está preparado para amamentar duas bocas. Além disso, quanto mais eles mamarem, mais leite será produzido, devido à estimulação promovida pela amamentação.

6

Além de ser normal dar de mamar aos dois ao mesmo tempo, isso vai facilitar o dia a dia dos pais, pois assim os gêmeos já vão entrar em uma mesma rotina. Especialistas lembram, entretanto, que por serem gêmeos isso não quer dizer que os bebês sejam iguais.

7

No trato diário com os filhos é possível observar com o tempo as suas diferenças, inclusive, em relação à quantidade de leite que mamam e a hora que preferem se alimentar, dormir, etc. Nem sempre dá para simplificar as coisas.

Como cuidar de gêmeos - Passo 7
Imagem: bbel.com.br
8

Na hora de colocar os bebês para dormir outra dica de como cuidar de gêmeos é encontrar um horário em que os dois durmam ao mesmo tempo. Se eles não tiverem esse costume você vai ficar esgotada muito mais fácil, já que quando o bebê dorme é o momento em que a mãe pode descansar.

9

Criar uma rotina é a forma mais fácil de como cuidar de gêmeos. Para ajudar os bebês a dormir você pode dar um banho relaxante neles ao final do dia e embalá-los. Também não acostume os seus filhos a dormirem no colo, senão, eles só vão conseguir pegar no sono assim e com o passar do tempo vai se tornar uma tarefa dispendiosa.

10

Quando os gêmeos acordarem e começarem a chorar é preciso manter a calma e pegá-los no colo, se achar necessário, para acalmá-los e então voltar a colocá-los no berço. Mas não é porque um acorda no meio da noite que o outro vai fazer o mesmo, na mesma hora. Eles podem ser bem diferentes nesse quesito, o importante é os pais não ficarem ansiosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de gêmeos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como cuidar de gêmeos

1 comentário
eliane augsta
estou gravida de gêmeos mãe de primeira viagem estou ansiosa como vou dar conta em dose dupla, mas estou sempre fazendo pesquisa sobre o assunto .

Como cuidar de gêmeos
Imagem: ahduvido.com.br
Imagem: fatulmedicului.ro
Imagem: bbel.com.br
1 de 3
Como cuidar de gêmeos

Voltar ao topo da página