Partilhar

Como criar filhos felizes

Por Ana Lopes. Atualizado: 2 julho 2018
Como criar filhos felizes
Imagem: afamilia.org

Não é preciso oferecer e dar de bandeja tudo o que eles querem. Nada de autorizar suas saídas a qualquer hora ou com quem quer que seja. Neste artigo de umComo, você verá que a felicidade do seu filho está além das bonificações que oferece a ele. A felicidade do seu filho pode estar naqueles cinco minutos que você tira para um diálogo com ele. Um diálogo. Nada de fazer de todos os encontros uma briga, uma discussão. Crescer em um lar saudável pode fazer toda a diferença na vida adulta do seu filho. Pode interferir na felicidade dele e, consequentemente, na sua também. Continue lendo este artigo de umComo e confira as nossas dicas sobre como criar filhos felizes.

Também lhe pode interessar: Como educar um filho único
Passos a seguir:
1

Conheça seu filho - sabendo quais são seus gostos, sua personalidade, suas expectativas para o futuro, você poderá fazer bem mais por seus filhos. Passe mais tempo com seu filho e mostre que, apesar do trabalho e dos demais afazeres domésticos, você se preocupa e valoriza o convívio familiar. Crianças e adolescentes com famílias estruturadas tendem a se dar melhor com o mundo que o cerca e a valorizar as relações com outras pessoas.

2

Seja afetivo - para que seu filho sinta-se querido, é necessário que viva em um lar afetivo, com carinho e o mínimo de cuidado necessário. Com uma boa saúde emocional, a felicidade pode se aproximar mais rapidamente.

3

Evite brigas - não só com seu filho, mas também com outras pessoas dentro de casa. Um lar cheio de conflitos pode interferir no desenvolvimento e na relação do seu filho com outras pessoas fora de casa.

Como criar filhos felizes - Passo 3
Imagem: maessemfronteiras.com.br
4

Ensine-o a autocompaixão - mostre ao seu filho que não é errado ele demonstrar seus sentimentos e que não deve reprimir seus pensamentos. É importante que ele se conheça e saiba de seus próprios limites, que reconheça seus erros e acertos e que não tenha medo ou receio de, em algum momento, demonstrar suas fraquezas. Saber lidar com seus sentimentos pode fazer diferença na vida do seu filho.

5

Converse com seu filho - e permita que ele argumente. Nada de um monólogo onde só você fala e ele fica na escuta. Deixe que seu filho se oponha e apresente os argumentos dele. Assim, ele saberá exatamente como agir frente a uma discussão com amigos ou em qualquer outra situação de oposição.

6

Torne-os livres - com certeza, você já ouviu dizer que “você cria os filhos para o mundo” e isso pode, sim, ser levado ao pé da letra. Permita que seus filhos tenha liberdade para fazer o que der na telha deles. Nada de proibições. Se for algo errado, sente, converse e faça apontamentos negativos sobre aquela escolha. Deixe bem claro que aquilo é errado ou ilícito. A escolha final de fazer ou não será dele. Permita que saiam e que conheçam outras pessoas, que tenham suas próprias experiências. Assim, ele começará a criar seu próprio mundo e saberá se virar bem sem você.

7

Não cobre a perfeição - se seu filho não é bom em matemática, mas é fera em português; ou se você o matriculou em uma aula de música, mas ele é melhor na dança, incentive-o. Ou mostre para ele que não é muito saudável ser bom em apenas uma coisa, que o mundo irá cobrar dele, pelo menos, um conhecimento prévio daquilo que ele não vai bem. Saiba ter os argumentos certos na hora de conversar com ele. Não queira obrigá-lo ou reprimi-lo por não ser bom em algo, por aprender devagar. Ele irá crescer mais feliz se seu desenvolvimento se der através do incentivo, e não da pressão.

Como criar filhos felizes - Passo 7
Imagem: parquefloresta.com.br
8

Cuide de você - a maioria dos pais e mães costumam deixar-se de lado para virar todas as atenções aos filhos. No entanto, as crianças também irão espelhar-se em você. E, se você vive estressada, deprimida, chateada, isso irá fazer a diferença na saúde emocional do seu filho também, desde a primeira infância.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar filhos felizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como criar filhos felizes

Como criar filhos felizes
Imagem: afamilia.org
Imagem: maessemfronteiras.com.br
Imagem: parquefloresta.com.br
1 de 3
Como criar filhos felizes

Voltar ao topo da página