Como contar para os pais que está namorando

Como contar para os pais que está namorando

Namorar significa estar enamorado por alguém e manter com esse alguém um relacionamento amoroso. Quando estamos namorando, assumimos com essa pessoa um compromisso e dedicamos parte do nosso tempo para viver essa relação, por isso não é fácil manter isso em segredo. Chega uma hora que é preciso expor o fato às pessoas mais importantes de nossas vidas: nossos pais. O umCOMO entende que isso não é uma tarefa fácil e quer te ajudar! Continue lendo para saber como contar para os pais que está namorando.

Dicas gerais para contar que está namorando

Primeiro:

Antes de contar para os seus pais, é preciso ter certeza que esse namoro é sério mesmo, caso contrário não vale a pena nem contar. Seus pais querem o seu melhor e por isso vão querer saber o máximo possível sobre o seu namorado ou namorada e até mesmo conhecê-los.

Segundo:

Se os seus pais são mais fechados quanto ao fato de você namorar, você terá que ir contando aos poucos, explicando como você se sente maduro para iniciar um relacionamento, como você gostaria de estar namorando e como você entende as consequências que implicam um namoro. E, muito provavelmente, qual é a sua posição em relação a sexo.

Se os seus pais forem mais abertos a ideia, é também legal ir jogando uns verdes, como primeiro falar que se tem um/uma paquera, depois que vai sair com esse/essa paquera até que após vários encontros vocês decidiram começar a namorar.

Terceiro:

Nunca jogue para os seus pais que você está namorando. Vá contando aos poucos. Esse é a melhor dica para contar para os pais que está namorando. As pessoas só gostam de surpresas em filmes, na vida real é muito melhor ir preparando o terreno para que todos cheguem na mesma página sem grandes tensões ou estresses. É de pouquinho em pouquinho que conquistamos qualquer coisa.

Como contar para os pais que está namorando a distância?

Se o seu namoro é a distância, talvez os seus pais tenham ainda mais motivos para se preocupar. Por isso, esteja preparado/a para perguntas como:

  • Onde o seu namorado/namorada mora?
  • Como vocês vão fazer para se ver?
  • Quem vai pagar para vocês se verem?
  • Quanto tempo vocês vão levar esse namoro a distância?
  • Você ou ele/ela estão pensando em se mudar?
  • Esse namoro é aberto ou fechado? (Isso se os seus pais forem bem modernos)
  • Como vocês vão se comunicar?
  • O que você pretende com esse namoro? Isso é sério mesmo?

Sempre responda cada pergunta com sinceridade e, se você não souber a resposta, está tudo bem! Não minta e não omita. Por mais medo que você tenha das reações dos seus pais é fundamental manter uma relação com honestidade! O seu namoro vai ser muito mais fácil dessa maneira, contando com o apoio dos seus pais.

Como apresentar um namorado para os pais?

Deu tudo certo, você usou nossas dicas para contar para os pais que está namorando e seus pais já sabem que você está namorando. Agora eles querem conhecer a pessoa, se já não conhecem, não é mesmo?

Se os seus pais já conhecem o seu amor, pois ele/ela já era amigo/a ou conhecido/a da família, fica mais fácil fazer as honras. Você pode combinar um almoço ou um jantar com os seus pais e a pessoa que você ama. Essa é a forma mais fácil.

Para quebrar o gelo, você pode pedir para o seu namorado ou namorada levar um amigo e você também leva um. Assim, vocês terão um apoio e também mais pessoas para puxarem assunto. Tente levar amigos que vão se dar bem com os seus pais.

Evite levar a pessoa logo em festas de família, isso gera bastante pressão no relacionamento e pode ser motivos de briga. Dê tempo ao tempo. Além disso, não há tempo certo para apresentar um namorado ou namorada aos pais. Siga o seu coração e não faça nada por obrigação.

Se for você que vai ser apresentado, leia também Como conquistar os pais do seu namorado.

Como fazer meus pais deixarem eu namorar?

Deu tudo errado, mesmo usando as nossas dicas para contar para os pais que está namorando, eles não querem de jeito nenhum que você namore. Se isso acontecer, tem vários ângulos a serem analisados:

Primeiro:

Talvez os seus pais estejam certos. Se você for muito novo/a, ou se eles não tiverem um bom sentimento em relação ao seu namorado/a, eles querem evitar que você sofra por antecipação ou por causa da pessoa errada. Pense bem se eles não podem estar certos.

Segundo:

Eles estão com medos irreais. Se os seus pais estão inseguros, o que você tem que fazer é mostrar que eles podem confiar em você e em seu/sua namorado/a. Tente entender se eles deixariam você namorar, mas com as regras deles. O que tá deixando seus pais com medo e como você pode mostrar que está pronto para namorar? Isso com certeza vai significar, entre muitas outras coisas, focar nos estudos ou/e no trabalho, evitar qualquer possível gravidez indesejada, ficar longe de bebidas, cigarro e outras drogas e o que mais for de importante para os seus pais que podem ter algumas ideias conservadoras na cabeça.

Terceiro:

O fundamental é entender o real motivo que os seus pais não querem te deixar namorar e, a partir daí, mostrar pelo seu comportamento que eles podem confiar em você e se livrar desses medos.

Você pode ainda sugerir para os seus pais a leitura dos seguintes artigos do umCOMO:

  • Como agir com o primeiro namorado da filha
  • Como orientar o seu filho para o primeiro namoro

Boa sorte e não esqueça de compartilhar sua experiência nos comentários!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar para os pais que está namorando, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.