Como conseguir que um professor mude a sua nota

Como conseguir que um professor mude a sua nota

Com a competitividade que se enfrenta no mercado de trabalho hoje em dia, os alunos desde cedo começam a se querer diferenciar. A maneira que muitos encontram de o fazer é através de boas notas. Os alunos de hoje se preocupam desde cedo com as médias finais. Mas nem sempre os alunos ficam satisfeitos com as suas notas e existem casos em que as consideram injustas. Isto já aconteceu com você? Se acha que alguma prova ou trabalho seu não foi bem corrigido saiba como conseguir que um professor mude a sua nota. Em umComo damos-lhe algumas dicas para que mostre ao seu professor de forma inteligente e educada como merece que a sua nota seja revista.

Passos a seguir:
1

Antes de mais comece por refletir sobre a nota que lhe foi atribuída e quais foram os critérios que o professor usou para fazer a avaliação. Se quer conseguir que um professor mude a sua nota, você vai ter de ter um motivo bem sólido. Se certifique que seguiu as indicações dadas pelo professor para realizar a prova ou o trabalho. De seguida preste atenção se o professor deixou algum comentário na correção sobre os seus erros. Não se esqueça que ao pedir que o professor mude a nota está pondo em causa o seu trabalho e está colocando ele numa posição embaraçosa.

2

Quando tiver certeza que a nota foi mesmo mal atribuída, pense se a alteração de nota vale o risco de colocar o trabalho do seu professor em causa. Não se esqueça que muitos professores são demasiado orgulhosos para reconhecer erros e você pode estar a piorar a sua situação. Avalie se a mudança de nota é significativa ou se representará centésimos da nota final. Se a sua nota já é boa e vai estar lutando por uma melhoria, você passará por mesquinho e isso pode custar-lhe oportunidades futuras.

3

Se já refletiu e quer mesmo conseguir que um professor mude a sua nota então marque uma reunião. Não aborde o professor durante a aula ou ele poderá ficar aborrecido, no lugar disso, peça para falar com ele em particular. Aborde o professor querendo saber como obteve aquela nota e o que pode fazer para melhorar das próximas vezes. Não comece com uma abordagem agressiva ou você não vai conseguir que o professor o oiço. Se mostrar que quer fazer por melhorar o professor olhará para você com bons olhos. Mostre-lhe que o respeita e aceite as opiniões dele.

4

Antes de ir para a reunião se prepare. Procure nos livros e nas anotações das aulas provas de que merecia mais pontos em determinada questão. Seja sempre honesto em relação aos seus argumentos e tenha segurança neles. Para conseguir que um professor mude a sua nota é importante que mostre que conhece a matéria e que estava preparado. Mas atenção, não use as provas como julgamento. Apresente o seu ponto de vista e questione o seu professor sobre o que ele pretendia com aquela parte do trabalho ou com determinada questão da prova.

5

Durante todo o encontro seja o mais cordial e profissional possível. Não acuse o professor de nada, se mostre apenas preocupado com a nota e interessado em rever o que está errado. Valorize os conhecimentos do professor, não pondo em causa matérias que ele próprio leciona. O professor não vai gostar se colocar em causa o seu trabalho. Outro pormenor que deve ter em atenção é não falar das notas dos seus colegas. Não utilize notas de outros para justificar a sua. Além de este não ser um elemento que sirva como prova você pode levantar suspeitas de ter copiado.

6

Quando está tentando conseguir que um professor mude a sua nota seja específico. Não se perca a rever toda a prova ou trabalho e vá direto às questões que lhe levantam dúvidas. Mostre a prova ou trabalho junto com as provas que juntou e apresente o seu ponto de vista.

7

Agora que já fez o que podia para conseguir que um professor mude a sua nota vai ter de esperar pela resposta. Se o erro de avaliação for claro, a maioria dos professores vai aceitá-lo, aumentando a sua nota. Caso a explicação do professor coincida com as informações que guardou das aulas, apresente o seu ponto de vista e explique onde foi buscar outras respostas. Se os seus argumentos forem suficientemente fortes e consistentes peça ao professor para pensar sobre o assunto e reconsiderar sobre os pontos que descontou.

8

Imagine que depois disto tudo o professor lhe mantém a mesma nota. Neste caso você deve refletir se realmente vale a pena fazer algo mais ou se fica por aqui. Se mesmo assim acha que o professor devia mudar a sua nota, existe um último recurso. Quase todas as instituições de ensino têm uma coordenação, onde pode recorrer nestes casos. Não se esqueça que quando entra por este caminho está a envolver políticas que deixam os professores constrangidos. Normalmente colegas não se gostam de corrigir, mesmo que identifiquem o erro do outro. Recorra a esta opção apenas se tiver a certeza que estão a cometer uma injustiça com a sua nota e que toda esta contestação vale a pena.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir que um professor mude a sua nota, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.