Partilhar

Como comunicar a morte de um amigo

Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comunicar a morte de um amigo
Imagem: watiky.com

Infelizmente certos acontecimentos são inevitáveis, por mais que queiramos, algumas vezes nos vemos na situação ser o portador de más notícias, levando dor e sofrimento a pessoas queridas, por mais que não seja a nossa intenção. Esta é sempre uma situação delicada, no entanto continue lendo este artigo de umComo.com.br e veja a melhor forma de comunicar a morte de um amigo.

Também lhe pode interessar: Como superar a morte de um pai
Passos a seguir:
1

Essa é uma situação em que ninguém quer se ver, por isso esse artigo é tão importante: porque pode acender uma luz em um momento muito escuro das nossas vidas, se conseguirmos ajudar um pouquinho as pessoas nesse momento nosso papel estará cumprido.

Não existe uma manual para situações como essas, mas fomos buscar em um lugar próximo algumas dicas que podem ajudar, trazendo para vocês um pouco do que é orientado a médicos agirem em situação parecida, vamos dar uma olhada?

2

Seja gradual

Evite, por exemplo, dar a notícia na primeira frase. Tente primeiro iniciar uma conversa, preparar o terreno, usando mesmo frases como “tenho uma má notícia”. Apesar do impacto imediato de frases do tipo, elas ajudam a pessoa a lidar com a notícia que virá a seguir, o que nos leva ao segundo ponto.

3

Seja presente

As pessoas lidam com notícias do tipo de maneiras diferentes, algumas demoram algum tempo para reagir, outras podem fazer várias perguntas, muitas vezes repetidas, como por exemplo “Tem certeza? Absoluta? Mesmo?”, é importante que se permaneça junto para que quem estiver recebendo a notícia da morte de um amigo tenha esse tempo para assimilar e reagir.

4

Seja empático

Pouquíssimas pessoas ficam inalteradas por acontecimentos como esse, pode-se dizer que praticamente ninguém, no entanto é necessário entender que uma notícia dessas vai abrir uma ferida emocional instantaneamente. Claro que você, que está noticiando, também está machucado e emocionalmente abalado, mas teve algum tempo, mesmo que pouco, para absorver o golpe e começar a elaborar o luto, a pessoa que está ouvindo pela primeira vez, não.

Como comunicar a morte de um amigo - Passo 4
Imagem: dailymail.co.uk
5

Seja claro

Apesar de ser necessária uma pequena preparação, como já dissemos, usar uma linguagem truncada ou abusar de eufemismos e metáforas só torna as coisas mais confusas e dolorosas, já que jogam a ansiedade lá em cima e criam uma expectativa de que pode ser algo grave, mas não tão grave assim. Tente manter a calma e dizer a frase completa, com todas as palavras.

6

Seja solidário

Ninguém quer ouvir notícias assim, recebe-las é diferente para cada um. No entanto saber que aquela dor, muitas vezes dilacerante, sentida no momento em que se entende a notícia é compartilhada por quem a está passando ajuda. A dor é uma coisa particular e as pessoas podem expressá-la das mais diversas formas, então concentre-se em demonstrar que você também está abalado, também está machucado pelo acontecimento.

7

Esperamos que essas dicas ajudem o nosso leitor a atravessar um momento tão duro e dolorido como esse, sentimos muito pela dor que você está passando e é sempre muito difícil, para não dizer impossível, mensurar o tamanho do impacto e do estrago que notícias assim fazem com a gente. Todos passam por eventos similares, no entanto ele é diferente para cada um de nós.

Nossos sentimentos a você que nos lê e a todos a quem você terá a ingrata tarefa de comunicar esse fato, esperamos que tenhamos ajudado ao menos um pouco, você e as pessoas que você ama, a lidar com isso.

Veja também os nosso artigos sobre:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comunicar a morte de um amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como comunicar a morte de um amigo

Como comunicar a morte de um amigo
Imagem: watiky.com
Imagem: dailymail.co.uk
1 de 3
Como comunicar a morte de um amigo

Voltar ao topo da página