Como Cazuza morreu

Como Cazuza morreu

No início da década de 90, o cantor brasileiro Cazuza deixou muitos fãs órfãos, depois de poucos anos que foi diagnosticado com AIDS, morrendo aos 32 anos. Embora o fato tenha entristecido milhares de pessoas, o seu falecimento serviu como um alerta sobre a necessidade de se prevenir da doença. Além de jovem, o cantor passou por uma drástica mudança física nos anos que antecederam a sua morte. Para saber como Cazuza morreu veja as informações que o umComo.com.br tem a oferecer sobre o tema.

Passos a seguir:
1

Agenor de Miranda Araújo Neto, o famoso cantor, compositor, letrista e poeta brasileiro, conhecido como Cazuza, faleceu no dia 7 de julho de 1990, devido a complicações decorrentes da AIDS. O vírus HIV foi detectado apenas três anos antes do seu falecimento, quando foi internado com pneumonia. Embora tenha sido até mesmo enviado aos Estados Unidos para um tratamento novo na época, sendo que continuou lançando álbuns e fazendo turnês, não foi suficiente para evitar a evolução da doença, publicamente declarada somente em 1989.

2

Assim, Cazuza morreu por causa de um choque séptico causado pela AIDS, que também é chamado de sepse ou sepse grave e se refere ao que antigamente era denominado de infecção generalizada. Mudou-se o nome porque não necessariamente a infecção atinge todo o corpo, embora possa. O paciente pode falecer, portanto, com vários órgãos atingidos pela infecção. De 30% a 50% das pessoas que passam por esse problema falecem, uma vez que se dissemina pelo organismo de maneira muito rápida, ao entrar na corrente sanguínea e iniciando uma reação em cadeia.

3

O problema acomete pacientes que estão com doenças graves que enfraquecem bastante o seu sistema imunológico. Dessa forma, não é apenas quem tem AIDS que pode falecer de choque séptico, mas também pessoas que sofrem de insuficiência no fígado e nos rins, câncer e mesmo idosos e crianças. O quadro é caracterizado ainda por sintomas como febre e o aumento da frequência cardíaca e respiratória.

4

Para entender melhor o problema, é importante dizer que, assim que um órgão deixa de funcionar de forma adequada, a sepse começa a ser denominada de sepse grave e, se além disso ocorrer a queda da pressão arterial, então sim, o choque séptico é iminente. Nesses casos, é preciso tratar o agente causador do problema com os remédios indicados e o órgão que foi afetado, bem como dar soro ao paciente para que o seu corpo consiga mais facilmente se recuperar.

5

Conforme a intensidade do quadro, o paciente pode falecer em horas ou dias, sendo que o acontecimento derradeiro é quando o coração não supre mais as necessidades do corpo, causando a morte. Além de ter AIDS pessoas que estão no grupo de risco da doença são os diabéticos, que possuem doenças do sistema geniturinário, biliário ou intestinal, com cateteres de longa permanência, leucemia, linfoma e mesmo quem usa antibióticos por muito tempo, além de medicamentos esteroides e quem passou por cirurgia recentemente.

6

Em uma época em que pouco se falava sobre as formas de se prevenir da AIDS devido a preconceitos e mesmo pela falta de informação, a comoção em meio à morte de Cazuza ajudou a alertar sobre a prevenção e riscos da doença. Hoje em dia, existem remédios eficientes que tratam a doença, fortalecendo o sistema imunológico e evitando que os pacientes faleçam devido às suas complicações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Cazuza morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.