Multiplicar

Como calcular uma multiplicação

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular uma multiplicação

A multiplicação é uma das operações matemáticas fundamentais. É uma forma curta de somar números várias vezes. Por exemplo, quando se multiplica 13 por 5, soma-se o número 13 cinco vezes. Para mostrar como funciona a multiplicação, vamos multiplicar o número 4 por 5 e 4 por 0. O cálculo da multiplicação requer uma compreensão de como se adiciona um número várias vezes.

Vai precisar de:
  • Calculadora
Também lhe pode interessar: Como calcular o volume de uma esfera
Passos a seguir:
1

Escreva o primeiro número do problema da multiplicação da quantidade que aparece no segundo número do problema. No nosso exemplo, se estamos multiplicando 4 x 5, então podemos escrever o número 4 cinco vezes. Fazemos isto, porque estamos literalmente a somar o número 4 num total de cinco vezes.

2

Some os números que escreveu, neste caso vamos somar 4 + 4 + 4 + 4 + 4. Estes números somados dão 20, que é a resposta correta. Se tem dificuldades em somar os números, some dois deles e de seguida adicione o número ao lado da sua resposta. Por exemplo, some 4 + 4 = 8 e de seguida, some 4 + 8 = 12 e assim sucessivamente, até ter adicionado o número cinco vezes.

3

Verifique a sua resposta mediante a comparação da resposta com uma tabela de multiplicar ou uma calculadora. Uma tabela de multiplicar é um gráfico que mostra a resposta quando um número se multiplica por outro. Veja a coluna na parte superior que diz "4" e arraste o dedo até se cruzar com outra coluna que diga "5", para ver que a resposta é 20.

4

Outro exemplo poderia ser 3 x 7, em que temos de somar o 3 sete vezes ou somar o 7 três vezes.

  • 3+3+3+3+3+3+3 = 21
  • 7+7+7 = 21

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular uma multiplicação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • A multiplicação tem uma propriedade chamada de propriedade comutativa. Isto significa que a resposta a 4 x 5 é a mesma que a 5 x 4.
  • Ajuste a resposta a zero para 4 x 0. Cada número multiplicado por zero é sempre igual a zero. Isto acontece, porque um número somado zero vezes não se soma, e é igual a nada.
  • Trate os números negativos da mesma forma que os positivos, com uma excepção - dois números negativos multiplicados entre si dão sempre um número positivo. Modificando o exemplo de cima: -4 x -5 = 20. Isto acontece porque é a soma de um número negativo.
  • Ponha um sinal negativo à frente da resposta se multiplicar um número positivo por um número negativo. No nosso exemplo, -4 x 5 = -20.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular uma multiplicação