Como calcular um aumento percentual

Como calcular um aumento percentual

Cada vez que uma estatística ou medição aumenta, é possível calcular a percentagem desse aumento. O cálculo da percentagem de aumento não é difícil se souber a sue fórmula básica. Esta operação é simples e pode ser muito útil em diferentes ocasiões, por isso se quer ver como o tem de fazer, continue a ler o seguinte artigo de umComo sobre como calcular o aumento percentual.

Vai precisar de:
  • Papel
  • Lápis
  • Calculadora
Passos a seguir:
1

Calcule a sua quantidade original e a quantidade de aumento. Se o problema diz: "A semana passada 345 pessoas foram à igreja. Esta semana estiveram 360 pessoas na igreja. Qual é a percentagem de aumento?" Tem 345 como a sua quantidade original e 360 como o aumento.

2

Encontre a diferença entre os dois números para saber quanto é o aumento total. Para isso, subtraia 345 a 360. Isto dá 15. Esta é a quantidade de aumento.

3

Utilize esta fórmula: aumento = quantidade original x percentagem de aumento. Visto que não conhece a percentagem de aumento (pa), utilize os valores que conhece e deixe o que não conhece como variável: Aplicando a fórmula: 15 = 345 x (pa).

4

Encontre (pa). Arredonde a sua resposta à milésima mais próxima: 15 dividido por 345 é 0,043.

5

Mude a sua percentagem para a forma de percentagem ao mover o decimal para a direita dois lugares (ou multiplicar por 100 para fazer o %) e acrescentando o sinal de percentagem. A percentagem de aumento neste exemplo é de 4,3%.

6

Verifique a sua resposta: 0.043 x 345 = 14.835. Isto não é exatamente um 15 porque arredondamos a resposta, mas está próximo, o que indica que resolvemos o problema corretamente, uma vez que 14,835 é muito próximo de 15 que eram as pessoas a mais que tinham ido à igreja da segunda vez.

7

Simplifique os passo na seguinte fórmula: (aumento da quantidade - quantidade original) / quantidade original. Isto seria (360 - 345) / 345. A resposta continua sendo 4,3 %.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular um aumento percentual, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Verifique as instruções para ver que a que unidade deve aproximar o resultado para encontrar uma percentagem de aumento. Neste exemplo, arredondamos à milésima mais próxima, mas pode ter diferentes instruções.
  • Não se esqueça de mover a vírgula para a esquerda duas casas para escrever a sua resposta como percentagem. Neste exemplo temos: 0,043 = 4,3%.